Topo

Esse conteúdo é antigo

Onda de frio pode causar geada no RJ, com cristais de gelo no Itatiaia

Foto tirada no dia 24 de junho mostra a vegetação do Parque Nacional do Itatiaia coberta de gelo - Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia
Foto tirada no dia 24 de junho mostra a vegetação do Parque Nacional do Itatiaia coberta de gelo Imagem: Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia

Do UOL, em São Paulo

24/07/2021 08h47Atualizada em 24/07/2021 14h19

A onda de frio que atinge o Sul e o Sudeste do Brasil na próxima semana pode causar geada inclusive ao estado do Rio de Janeiro.

Segundo estudo meteorológico do Climatempo, até o momento a previsão de cristais de gelo está restrita ao Parque Nacional do Itatiaia, onde o fenômeno está previsto para sábado (31). A empresa destacou que, apesar de fazer parte do território fluminense, a região do parque apresenta uma característica climática diversa por estar a 2.340 metros de altitude.

Caso a previsão se confirme, essa não será a primeira vez que o Parque é coberto pelos cristais de gelo. No final de junho, as redes sociais do local compartilharam imagens do cenário da região coberto de branco.

Ainda de acordo com o Climatempo, existem relatos de neve na região em 2012 e em 1985. Outras cidades da serra da Mantiqueira também já registram neve, como Campos do Jordão e algumas cidades do Sul de Minas Gerais.

A empresa ainda destaca que, apesar da previsão, o fenômeno não depende apenas das baixas temperaturas, mas também de sua combinação com a alta umidade do ar.

No Sul, frio pode ser mais intenso do século

Uma massa de ar frio intensa pode causar a temperatura mais baixa do século no Brasil, com uma sensação térmica de até -25°C nas partes extremas da região Sul, com alta probabilidade de neve, segundo a MetSul Meteorologia.

Os estudos divulgados pela empresa de meteorologia ainda são preliminares e devem ser confirmados neste final de semana ou na segunda-feira (26). A massa de origem polar intensa deve começar entre terça e quarta-feira da próxima semana e se estender até o final da semana.

Segundo modelos numéricos analisados pela MetSul, a temperatura será inferior às do final de junho e início de julho desse ano.

Os meteorologistas dizem que um fenômeno assim foi registrado em julho de 2000 e de 2007. Regiões com altitude acima de 1.800 m, como o Morro da Igreja (SC), devem ter sensação térmica entre -20°C e -25°C.

Já o Rio Grande do Sul deve experimentar até -20°C de sensação térmica, com a mínima nos termômetros de até -5°C.

Se o estudo for confirmado no final de semana, cidades de São Paulo e de Mato Grosso do Sul podem ter geadas, com sensação térmica de 0 °C.