Topo

Esse conteúdo é antigo

Frio forte volta, e cidades gaúchas marcam temperaturas negativas

Frio voltou a ter força no sul do país - Arquivo: FABIAN RIBEIRO/AGÊNCIA FREE LANCER/ESTADÃO CONTEÚDO
Frio voltou a ter força no sul do país Imagem: Arquivo: FABIAN RIBEIRO/AGÊNCIA FREE LANCER/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/08/2021 11h29

A massa de ar frio que vinha derrubando as temperaturas no Rio Grande do Sul durante essa semana atingiu seu pico de intensidade na madrugada de hoje. Embora não tenha havido registros de geadas, os termômetros de cidades do interior chegaram até -2ºC, enquanto Porto Alegre amanheceu com 4ºC.

De acordo com o EPAGRI/CIRAM, a cidade de Cambará do Sul foi a que bateu o recorde de temperatura negativa para essa semana. Caxias do Sul e Canela também estiveram abaixo de 0ºC, registrando -1ºC em seus termômetros pela madrugada.

O frio intenso, todavia, deve marcar o último dia de atuação desta massa de ar polar sobre o Rio Grande do Sul. Segundo o Metsul, a partir de hoje as temperaturas devem subir na região que também verá um aumento de sua nebulosidade.

Segundo a previsão do Climatempo, a massa de ar polar saí do Rio Grande do Sul e avança pelo litoral até o Sudeste do país, em que São Paulo e Rio de Janeiro devem ser os estados mais afetados.

Após um início de semana quente, com os termômetros registrando até 29,2ºC, os moradores da Grande São Paulo devem presenciar um tempo menos frio do que o registrado no mês de julho, porém, mais duradouro, com um vento úmido mantendo a sensação de frio constante.

No Rio de Janeiro, por outro lado, a chegada da frente fria vai causar um aumento da nebulosidade. Embora a previsão indique o céu com nuvens, não há estimativa de tempestades, mas sim de chuvas pouco intensas "que podem cair a qualquer momento".