Topo

Esse conteúdo é antigo

Jovem agradece a enfermeira por abraço em vacinação: 'Fez a diferença'

Pietra Carvalho

Do UOL, em São Paulo

17/08/2021 09h45Atualizada em 17/08/2021 11h09

Raianne Alves, de 25 anos, fez sucesso na internet ao mostrar seu medo ao tomar a vacina contra a covid-19, sendo consolada por uma enfermeira que a abraçou durante o processo. A estudante de fisioterapia conta que muitas pessoas disseram se identificar com ela nos comentários no TikTok, onde o vídeo do momento já superou a marca de 2 milhões de visualizações.

Já outras, julgaram o medo da jovem, afirmando que, por ter tatuagens, a reação dela não fazia sentido. Mas Raianne explica que seu medo irracional de vacinas vem desde a infância, sem poupar elogios à profissional de saúde que a ajudou.

"Sempre tive medo de injeção, dava muito trabalho pros meus pais quando precisava de algo nesse sentido, uma vez me tranquei no consultório e fiz o maior escândalo. Eu devia ter uns 6 ou 7 anos e gritava pro meu pai que ele não me amava, enquanto ele chorava com pena. Mas meu problema é com vacina mesmo. Tirar sangue, por exemplo, é tranquilo, não sei explicar o sentido disso...", detalhou a estudante.

Ela conta que dois dias antes da data prevista para a vacinação, seu pai já pediu para que uma amiga da estudante fosse com ela até o posto, na Policlínica Newton Alves Cardozo, na Ilha do Governador (RJ).

Mas mesmo sendo tranquilizada pela família, incluindo uma irmã que também tem medo da dor e tomou o imunizante alguns dias antes, a tensão não cessou. E a verdadeira ajuda veio já no posto de vacinação, com a enfermeira Lilia Oliveira, responsável pelo abraço que fez sucesso na internet.

"Eu não fiquei calma, mesmo tendo muita gente tentando me tranquilizar, é uma coisa que não dá. Acho que se a reação da equipe que me atendeu fosse outra, eu teria desistido. A atitude da enfermeira Lília fez toda diferença, ela me viu chorando ainda na fila e disse: 'Tá com medo? Dá a mão pra titia'. Eu fiquei muito tensa mesmo", destaca Raianne.

A estudante afirma que, apesar do medo e do braço contraído, a aplicação foi tranquila, "muito melhor do que ela esperava".

"Eu só queria dizer para as pessoas que é muito importante vacinar, eu não esperava de forma alguma que isso tomasse essa proporção. Então, que viralizar na internet dessa forma seja para o bem, para mostrar para as pessoas que existem pessoas com empatia e amor pela profissão como a Lilia e que, se você tem medo, vai mesmo assim, pois vacinar é a melhor coisa que podemos fazer nesse momento, muitas pessoas não puderam nem ter essa chance", conclui a jovem.