Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher é acusada injustamente de furto e denuncia supermercado por racismo

O segurança do mercado é filmado pela professora; ao lado, imagens de câmeras mostram Francisca sendo abordada na saída - Reprodução/TV Globo
O segurança do mercado é filmado pela professora; ao lado, imagens de câmeras mostram Francisca sendo abordada na saída Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

20/08/2021 10h32

A professora Francisca Silvana da Silva denunciou o supermercado Hortimais, na zona sul de São Paulo, por racismo depois de ter sido acusada injustamente de furto por um segurança do local. A Polícia Civil investiga o caso.

Francisca, que é negra, disse que foi ao mercado, mas decidiu não comprar nada. Na saída, foi seguida pelo segurança que a acusou de esconder uma bandeja de carne na bolsa. A cena foi registrada pelas câmeras de segurança do estabelecimento.

O incidente aconteceu no dia 7 de agosto, mas segundo o jornal "Bom Dia Brasil", da TV Globo, só nesta semana a vítima recebeu as imagens do circuito de câmeras interno solicitadas ao mercado. Elas mostram que a mulher não colocou nenhum item na bolsa.

Em entrevista ao jornal, Francisca contou que o segurança não a deixou ir embora e quis revistar sua bolsa. Ela disse que ele poderia fazer, mas que iria filmar. Ele então chamou a polícia, que não encontrou nada que pudesse incriminar a professora.

"Eu não vou ali com você. Se você quiser verificar alguma coisa você vai verificar aqui, só que para você verificar aqui eu vou filmar, porque você não vai encontrar nada e eu preciso de respaldo pra eu recorrer sobre o constrangimento que você esta me fazendo passar", disse ela.

O UOL enviou um pedido de posicionamento do supermercado sobre o caso e aguarda resposta.