PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Conteúdo publicado há
3 meses

Estátua de Buda maior que o Cristo Redentor é inaugurada em Ibiraçu (ES)

Estátua de Buda maior que o Cristo Redentor (sem o pedestal) é inaugurada em Ibiraçu (ES) - Divulgação/Governo do Espírito Santo
Estátua de Buda maior que o Cristo Redentor (sem o pedestal) é inaugurada em Ibiraçu (ES) Imagem: Divulgação/Governo do Espírito Santo

Do UOL, em São Paulo

29/08/2021 10h32Atualizada em 29/08/2021 19h16

Foi inaugurada oficialmente ontem uma estátua gigante de Buda em Ibiraçu, no Espírito Santo. O monumento fica às margens da BR-101, no Mosteiro Zen Morro da Vargem, e deve ser tornar uma das principais atrações turísticas da região.

Com 35 metros de altura, o Grande Buda de Ibiraçu é maior que a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 30 metros, desconsiderando o pedestal. Com o pedestal, o Cristo tem 38 metros de altura.

O monumento inaugurado ontem também é a maior estátua de Buda no Ocidente e a segunda maior do mundo, atrás apenas do Buda de Leshan, na China, que tem 71 metros de altura e foi esculpido na encosta de um desfiladeiro.

A estátua gigante de Ibiraçu fica na Praça Torii, na entrada do mosteiro, que é uma referência mundial e o maior da América Latina.

O monumento é um símbolo religioso que representa o Buda como um ser iluminado, sentado sobre uma flor de lótus como pedestal. Ao lado, há outras 15 estátuas meditativas de Buda, de 2,5 metros de altura cada.

A obra foi idealizada pelo escultor Genésio Gomes Moura, o "Ceará", que afirmou ter buscado referências de outros Budas e ter feito adaptações de acordo com sua visão artística e a do Monge Daiju Biti, que administra o mosteiro.

O artista afirmou que ficou surpreso com a proporção que o monumento tomou após ser finalizado.

"Quando desenvolvi o esboço, não conseguia visualizar a imensidão que ele realmente tomaria, ficou muito mais bonito do que eu imaginei. O Buda ficou exatamente no ângulo que esperava e olhando para o interior do portal, como se estivesse recebendo os turistas", declarou.

Cotidiano