7 de setembro é feriado? Entenda se a data foi antecipada
Na próxima terça-feira (7), é comemorado o feriado de 7 de setembro em todo o Brasil. A data, que é o único feriado de setembro em muitas cidades do país, costuma ser aguardada com ansiedade pelo descanso, mas agora gera dúvidas se foi antecipada ou não pelas medidas tomadas contra a covid-19 em alguns locais.
Isso porque no fim de março prefeituras de várias cidades do Brasil anunciaram um feriadão de vários dias como uma medida para tentar frear a segunda onda da covid-19 e aumentar os índices de isolamento social.
Entretanto, o feriado de 7 de setembro não estava na lista de feriados antecipados na maior parte das cidades, já que é um feriado nacional e quem antecipou os feriados na época foram prefeituras, com base em feriados municipais. Por causa disso, a próxima terça-feira será feriado.
A data comemora a Independência do Brasil e é marcada por desfiles em algumas cidades - por conta da pandemia, claro, aglomerações não devem ocorrer neste ano.
Afinal, quais feriados foram antecipados em São Paulo?
Os feriados antecipados pelo então prefeito da capital Bruno Covas (PSDB) em março foram os seguintes:
- Corpus Christi - 3 de junho de 2021
- Dia da Consciência Negra - 20 de novembro de 2021
- Fundação de São Paulo - 25 de janeiro de 2022
- Corpus Christi - 16 de junho de 2022
- Dia da Consciência Negra - 20 de novembro de 2022
O adiantamento dos feriados chegou a ser criticado pelo governador João Doria (PSDB), já que não foi discutido previamente e pressionava outras cidades do estado, como as litorâneas, com a possibilidade de viagem dos paulistanos.
Outras cidades, como o Rio de Janeiro (RJ), também adiantaram feriados municipais - os fluminenses chegaram até a criar novos feriados por decreto naquela época.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.