Topo

Esse conteúdo é antigo

Droga desconhecida pela ciência é encontrada nos Correios do PR

Droga amarelada é um tipo de canabinoide sintético, segundo testes da UFPR, mas variação é inédita na literatura científica - Divulgação/Receita Federal
Droga amarelada é um tipo de canabinoide sintético, segundo testes da UFPR, mas variação é inédita na literatura científica Imagem: Divulgação/Receita Federal

Do UOL, em São Paulo

14/09/2021 17h25Atualizada em 15/09/2021 21h50

Uma droga nunca antes registrada na literatura científica foi apreendida durante uma verificação de rotina nos Correios de Pinhais (PR). Depois de identificar um pacote suspeito pelo scanner, vindo da Holanda com destino a São Paulo, funcionários acionaram cães de faro que confirmaram a presença de uma substância desconhecida em um pacote de cerca de 1,2 kg, que continha a matéria sólida compactada, de tom amarelado.

Após análise nos laboratórios da UFPR (Universidade Federal do Paraná), laudos apontaram que o embrulho guardava uma espécie de canabinoide sintético, de um tipo nunca descrito na literatura científica.

A universidade tem um projeto em parceria com a Receita Federal em que usa RMN (ressonância magnética nuclear), de alta e baixa resolução, para análises de materiais suspeitos apreendidos no Centro de Distribuição dos Correios.

Em nota divulgada pela RFB não há informações sobre a identificação do remetente e do destinatário do pacote ou sobre investigações a respeito da droga. O órgão destaca apenas que espera combater o tráfico internacional por meio da parceria com a UFPR.