Topo

Esse conteúdo é antigo

Onça-parda invade casa, fica isolada em banheiro e é resgatada, em SP

Do UOL, em São Paulo

20/10/2021 19h02Atualizada em 20/10/2021 20h16

Uma fêmea adulta de onça-parda foi resgatada depois que invadiu uma residência na cidade de São Pedro, no interior de São Paulo, na manhã da última segunda-feira (18). Os moradores chamaram os bombeiros, que a prenderam em um banheiro até a chegada de uma equipe do Zoológico Municipal de Piracicaba (SP).

O animal estava aparentemente saudável, por isso, foi utilizado um dardo anestésico no resgate. "Segundo o proprietário, o animal estava lá desde 9h da manhã", disse ao UOL a veterinária do zoológico, Camilla Xavier Mendes.

O dono da casa disse à equipe que foi a filha adolescente quem estava na casa e primeiro viu o felino, resolvendo chamá-lo. "Na hora que ela se deparou com a onça, foi chamar o pai. Disse para ele 'tem um animal dentro de casa'. Ele foi [verificar], achando que fosse um animal menor, tipo um gato do mato, ou algo parecido", conta a profissional.

O resgate foi feito com o auxílio de uma bióloga e um tratador do zoológico, mas com o objetivo de verificar as condições do animal. Como estava bem, o felino foi solto numa área de mata nativa do município assim que acordou.

foot 1 - Reprodução/ Zoológico Municipal de Piracicaba (SP) - Reprodução/ Zoológico Municipal de Piracicaba (SP)
Depois de resgatada, a onça-parda fêmea foi solta em área de mata nativa de São Pedro (SP)
Imagem: Reprodução/ Zoológico Municipal de Piracicaba (SP)

Aparições estão mais comuns

A veterinária lamenta que o aparecimento desses animais esteja ficando mais comum, principalmente nos interiores dos estados. Ela aponta dois motivos para isso: o próprio crescimento das cidades, com o espaço de mata ficando mais restrito; e também o desmatamento, já que esse é um meio que pode ser usado para ampliar áreas agrícolas.

"Também temos que citar as queimadas, que infelizmente estão ficando cada vez mais frequentes e acabam destruindo áreas verdes quase que inteiras. Quando falamos na destruição de uma área verde devido às queimadas, temos que considerar que muitos animais morrem queimados, isso é uma realidade", lembra Camilla, acrescentando que esse cenário leva à morte de animais pequenos, como aves, répteis e mamíferos, e afeta a cadeia alimentar no bioma local.

A onça-parda não é um animal agressivo, porém, pode atacar caso se sinta acuada, na tentativa de se defender. Em caso de um encontro, não se deve alimentar o bicho ou tentar tocá-los. O que se recomenda é buscar a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros de seu município.