Topo

Esse conteúdo é antigo

Exército brasileiro e dos EUA farão exercício militar em SP e no RJ

Colaboração para o UOL

29/11/2021 13h35

Os Exércitos do Brasil e dos EUA vão se unir para fazer um exercício militar em conjunto chamado de Combined Operations and Rotation Exercise (CORE), que traduzido para o português significa Operações Combinadas e Exercício de Rotação.

A ação, que vai usar helicópteros, acontece entre os dias 6 e 16 de dezembro nas cidades de Lorena (SP), Cachoeira Paulista (SP) e Resende (RJ).

O CORE faz parte de um programa de cooperação em adestramento militar que será feito anualmente pelos EUA, até 2028. O Brasil será o primeiro país da América Latina a sediar esse tipo de exercício combinado. O programa militar tem o objetivo de trazer interação para a Estratégia Nacional de Defesa e política externa brasileira.

O exercício contará com a participação de aproximadamente 990 militares, entre eles 750 brasileiros e 240 norte-americanos. No dia 8 de dezembro está programado uma ação de assalto aeromóvel, na cidade de Cachoeira Paulista (SP) e uma demonstração de tiro defensivo e visita das tropas ao terreno na cidade de Resende (RJ).

As ações de pista de combate à localidade e tiro de fração estão programadas para acontecer na Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) em Resende, nos dias 12 e 13 de dezembro. O encerramento também acontece no mesmo local, no dia 16 às 10h.