Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Homem se engasga, desmaia e é salvo por policial em SP

Do UOL, em São Paulo

03/12/2021 18h39Atualizada em 03/12/2021 19h36

Um homem de 38 anos, que não teve a identidade revelada, se engasgou comendo, desmaiou e foi salvo por um policial rodoviário federal, na BR-116, em Pariquera-Açu (SP), no Vale do Ribeira. Ele estava em um ônibus que seguia de São Paulo para Curitiba, no Paraná, e fez uma parada para lanches, na noite da última sexta-feira (26). O passageiro foi socorrido por uma equipe da PRF que fazia ronda próxima ao Restaurante Graal.

Num primeiro momento, funcionários do local chegaram a ajudar a vítima. "Eu estava atendendo um cliente no balcão e vi a agitação de alguns clientes, percebi que tinha um cliente desacordado em uma das mesas. Chegando lá [...] lembrei dos procedimentos que fui treinado", disse Charles Roberto Ramalho, gerente comercial do Graal Petropen, em entrevista ao UOL. Ele faz parte da brigada de incêndio do estabelecimento.

Pouco depois, chegou a equipe da PRF, acionada pelas pessoas no local. Os policiais viram que o homem não apresentava sinais vitais, um indicativo de asfixia por bloqueio das vias aéreas. Um deles iniciou a chamada "manobra de Heimlich", uma técnica de primeiros socorros, que consiste em fechar os punhos e colocá-los entre a parte de cima do umbigo, pressionando o corpo para trás com intuito de a pessoa expelir o causador do bloqueio. Após a aplicação, ele expeliu o alimento e recuperou a respiração e a consciência.

As imagens do socorro foram divulgadas nesta semana. Conforme comunicado da PRF, foi solicitado apoio de uma ambulância da concessionária da rodovia. Após ser atendido e liberado pela equipe médica, o homem seguiu viagem rumo ao Paraná.