Topo

Esse conteúdo é antigo

Calamidade na Bahia: saiba como ajudar municípios afetados pelas chuvas

Cidades do extremo sul da Bahia estão sofrendo com alagamentos provocados por ciclone - Reprodução/Twitter
Cidades do extremo sul da Bahia estão sofrendo com alagamentos provocados por ciclone Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

10/12/2021 22h09Atualizada em 10/12/2021 22h09

Um ciclone extratropical provocou fortes chuvas no extremo sul da Bahia, com o governo estadual decretando estado de calamidade em 24 municípios. Pelo menos 12 deles estão "ilhados", sem acesso a socorro por terra, segundo informações da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

A previsão é de que as tempestades continuem no final de semana, em meio à destruição que destruiu ruas, pontes e casas, deixando milhares sem acesso a água potável ou desabrigados. Além de iniciativas do próprio governo estadual, secretarias de Assistência Social, o Corpo de Bombeiros da Bahia e algumas ONGs (Organizações Não Governamentais) também organizam campanhas para as vítimas do desastre. Confira abaixo como ajudar:

Corpo de Bombeiros Militar da Bahia

Os bombeiros do estado abriram os quartéis para arrecadação no próprio território baiano. Os interessados em doar produtos de higiene, roupas, alimentos não perecíveis, água e outros mantimentos devem apenas procurar a unidade mais próxima.

Prefeitura de Prado

Uma das cidades mais afetadas pelo ciclone, Prado disponibilizou diversos pontos de coleta. No próprio município, os itens podem ser entregues na Escola Municipal Jacy Có (Bairro São Sebastião).

A prefeitura informou que doações também podem ser feitas nas vizinhas Guarani, na Escola Municipal João Alves, ou em Cumuruxatiba, na Escola Municipal Augeziro Moura ou na Associação dos Pescadores.

"Na oportunidade, pedimos a colaboração de toda comunidade para que faça doações de alimentos não perecíveis, água mineral, roupas, cobertores, colchões em bom estado, materiais de higiene pessoal e de limpeza", destacou postagem das autoridades locais.

Medeiros Neto

Outra cidade em estado de calamidade, Medeiros Neto também disponibilizou um ponto de arrecadação de alimentos, roupas e produtos de higiene, o CRAS, na Avenida Aravi Alves Pinto.

As doações para o município também podem ser feitas em dinheiro, via Pix, em chave disponibilizada pela própria prefeitura: 19750233/0001-30 (CNPJ). O valor vai para a COMPEDC (Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil).

Teixeira de Freitas

Doações para a cidade de Teixeira de Freitas podem ser levadas até a Secretaria de Assistência Social, na rua João Calmom, 189. Interessados em ajudar que não puderem levar a contribuição devem entrar em contato pelos telefones: (73) 3011-2705 ou (75) 3011-2716.

Polícia Militar de Itamaraju e Jucuruçu

Os quarteis da 43ª CIPM de Itamaraju e do 4° Pelotão de Jucuruçu abriram seus quarteis como ponto de arrecadação para as vítimas da enchente.

A prefeitura de Jucuruçu também disponibilizou outros pontos de coleta: alimentos e roupas podem ser entregues na Igreja Adventista do Bairro Califórnia ou na Paróquia São Sebastião.

UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia)

Membros do campus Paulo Freira da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia), que fica em Teixeira de Freitas, disponibilizaram um número Pix para aqueles que quiserem contribuir com doações em dinheiro inicialmente disponibilizadas para a população de Jucuruçu: +55 73 981243223 (Telefone de Leandro Lyrio de Souza). A faculdade também tem uma sede em Itabuna, outra cidade afetada pelo ciclone.

*Esta publicação será atualizada com outras formas oficiais de ajudar os municípios do Sul da Bahia. Você pode contribuir recomendando informações oficiais.