Topo

Esse conteúdo é antigo

Criança enfrenta 5 cirurgias na Rússia e câncer ao remover mancha do rosto

Condição rara fez Luna passar por cinco cirurgias na Rússia - Reprodução/Instagram
Condição rara fez Luna passar por cinco cirurgias na Rússia Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

14/12/2021 11h50Atualizada em 15/12/2021 09h27

Com apenas 2 anos e 9 meses, a brasileira Luna já possui um histórico de uma série de viagens para a Rússia para o tratamento de uma condição rara e de nascença. A criança possui uma escura e profunda mancha no rosto, conhecida como nevus. Ela já passou por cinco cirurgias de remoção e outras cinco de enxerto - e ainda deve enfrentar mais algumas para finalizar o tratamento.

De acordo com a Revista Crescer, o processo todo dá gastos equivalentes a mais de R$ 600 mil. A preocupação da família é grande, já que a mancha pode causar melanoma, um tipo de câncer de pele. " Ela já fez cinco cirurgias que, na verdade, são dez. Pois cada uma delas tem duas partes, que é a remoção da mancha e, depois de alguns dias, o enxerto", conta a mãe, a publicitária de Brasília Carolina Fenner, 38 anos, à publicação.

Segundo ela, Luna não teve nenhuma complicação até duas semanas atrás, quando descobriu uma infecção na sobrancelha e, mais tarde, um câncer. "Ele removeu tudo e refez a cirurgia. Mas na semana passada, ao trocar o curativo, ele percebeu que organismo da Luna tinha rejeitado o enxerto. Então, tivemos essas duas 'surpresas' nas últimas semanas, que foram a pior parte desses dois anos de Rússia."

A pele de Luna já está livre do câncer, mas a família ainda busca continuar com o tratamento. "Luna já teve três cânceres. Agora, estamos voltando para o Brasil e, no ano que vem, vou visitar alguns cirurgiões plásticos pensando na estética. Mas, por enquanto, o foco é a remoção completa da mancha sem sofrimento para a Luna."

A mãe conta que a cada cirurgia, a mancha vai embora. No entanto, ficam marcas que trazem um aspecto de "queimadura" para o rosto da criança. "Por isso, ainda precisamos passar por cirurgiões plásticos no Brasil. Agora, ela entrou na fase em que toda hora se olha no espelho e fala: 'Uau, eu não tenho mais preto. Uau, eu sou uma princesa'", contou a mãe.

Devido à pandemia, o processo de remoção da mancha atrasou algumas vezes. A família, que vive na Flórida, nos Estados Unidos, teve que ir à Rússia três vezes e chegaram a ser obrigados a deixar do país por conta das medidas sanitárias contra a covid-19. "Era para a Luna ter terminado todas as cirurgias há muito tempo. Duas vezes, por causa da pandemia, não conseguimos vir para a Rússia. Numa das vezes, praticamente nos expulsaram do país."

Apesar de estar próxima do fim do tratamento, Fenner diz que está vivendo no limite da exaustão diante do processo. "Faz praticamente três meses que não durmo. Duas vezes que tentei dormir, ela mexeu no curativo e saiu sangue. Então, estou sem dormir, literalmente. Cheguei na minha exaustão já há algum tempo e estou bem abalada psicologicamente", diz ela.

A família deve retornar à Rússia em janeiro, para uma cirurgia final em que deverá tratar pontos de Nevus no rosto e bumbum. "Ela também vai fazer um tratamento de queloide, pois acabou desenvolvendo no meio disso tudo. Acabando tudo isso, acredito que, em abril, a gente volta para casa e aí iniciamos a próxima fase, que é focada na estética."

Para auxiliar nos custos, a família decidiu vender produtos online como bonequinhas de pano com nevus, agenda, mochila e chaveiros. Segundo Fenner, a ideia de trazer à luz a situação da filha não é apenas procurar ajuda de custo para o tratamento, mas também conscientizar as pessoas sobre a rara condição.

"Ela tentou chegar perto de algumas crianças para brincar e as crianças bateram nela. Então, começou a chegar num ponto já cruel. Estou tentando mudar isso. Não posso bater de frente com as crianças, mas faço esse trabalho de conscientização nas redes sociais", conta ela. "Precisamos educar as pessoas."