Topo

Esse conteúdo é antigo

Cinco PMs são presos suspeitos de matarem homens algemados em ação no Rio

Fotos dos homens algemados antes de serem mortos foram divulgadas em rede social - Reprodução/Redes Sociais
Fotos dos homens algemados antes de serem mortos foram divulgadas em rede social Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Lola Ferreira

Do UOL, no Rio

18/12/2021 18h10

Cinco policiais militares foram presos ontem suspeitos de matarem dois homens durante uma operação no Andaraí, zona norte do Rio de Janeiro. Denúncias recebidas pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) afirmam que os homens foram assassinados pelos PMs após estarem algemados e rendidos.

Na tarde de ontem, o grupo registrou na Delegacia da Tijuca (19ª DP) o balanço da operação: apreensão de armas e drogas, a morte de dois homens, a prisão de outros dois e a apreensão de um adolescente. Durante a noite, fotos dos homens algemados foram divulgadas em grupos de WhatsApp e nas redes sociais, o que levantou suspeita deles terem sido mortos após uma rendição.

O MP-RJ afirma que recebeu as primeiras denúncias às 12h42, com áudios e fotos. O grupo temático criado para acompanhar as operações policiais no Rio, após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), produziu um relatório com todas as informações recebidas.

Na segunda-feira (20) o documento será enviado a duas promotorias: uma promotoria de Justiça e a promotoria de Justiça junto à Auditoria Militar, que irão conduzir investigações próprias e acompanhar a investigação da Polícia Civil.

De acordo com a Polícia Militar, um procedimento interno foi instaurado para apurar as denúncias de homicídio e desvio dos policiais. De acordo com a corporação, os suspeitos estão presos na unidade prisional da PM.

Armas e telefones já foram apreendidos pela Delegacia de Homicídios, que investiga o caso. Em nota, a Polícia Militar informou que "está acompanhando e colaborando com as investigações da Polícia Civil".