Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva na BA: casa desaba, mas família escapa após alerta de vizinhos; vídeo

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

28/12/2021 20h36

Uma família com quatro pessoas conseguiu sair ilesa após o desabamento da casa em decorrência das fortes chuvas que atingem Nova Canaã, cidade localizada no sudoeste da Bahia, a cerca de 490 km de distância de Salvador. Eles foram levados para casa de parentes e estão tendo acompanhamento psicológico, segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura ao UOL.

Nas imagens, que circulam pelas redes sociais, as quatro pessoas são alertadas por outros vizinhos, que pedem para eles correrem para os fundos porque a casa vai desabar. Segundos depois, o vídeo flagra a parte de frente do imóvel desabando. O acidente ocorreu por volta das 13h30 de hoje. Ninguém ficou ferido. (Assista ao vídeo acima)

"Vai cair a frente da casa toda. Meu Deus, meu Deus, meu Deus. O povo deu tempo de correr para o fundo?", questiona uma senhora, não identificada no vídeo, incrédula.

Segundo a prefeitura, a cidade ainda não registrou nenhuma vítima fatal em decorrência das chuvas, mas várias outras casas já desabaram na região. As famílias estão recebendo o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Cidadania. Nova Canaã é um dos municípios que constam na lista de cidades em situação de emergência.

Casa desabou em Nova Canaã, cidade localizada a cerca de 490 km de distância de Salvador (BA) - Divulgação/Prefeitura de Nova Canaã - Divulgação/Prefeitura de Nova Canaã
A casa desabou em Nova Canaã, cidade localizada a cerca de 490 km de distância de Salvador (BA)
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Nova Canaã

Os fortes temporais que castigam a Bahia já provocaram a morte de pelo menos 21 pessoas —Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (2), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2). Cerca de 77 mil pessoas precisaram deixar as suas casas —34.163 delas estão desabrigadas e precisam de assistência do governo para ter uma moradia temporária.

Já são 136 cidades em situação de emergência — o equivalente a 30% dos municípios na Bahia. Foram registrados 17 mil novos casos de pessoas desalojadas ou desabrigadas nas últimas 24 horas —no levantamento anterior, divulgado ontem (27) à tarde, a Defesa Civil havia contabilizado 60 mil pessoas nessas condições.

Há risco de novas enchentes em ao menos quatro municípios na região sul do estado, segundo alertou hoje o Corpo de Bombeiros do estado. Itambé, Canavieiras, Mascote e Cândido Sales devem ser atingidas pela abertura de comportas de uma barragem de Minas Gerais.

Apesar da tragédia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu tirar férias e praticar atividades de lazer em Santa Catarina. Até o momento, o mandatário mandou apenas seus ministros até a região castigada.