Topo

Esse conteúdo é antigo

Temporal alaga ruas e invade lojas e estação de trem em Santo André (SP)

Do UOL, em São Paulo

28/12/2021 23h13Atualizada em 29/12/2021 12h58

As fortes chuvas que atingiram São Paulo hoje causaram estragos na região do Grande ABC, especialmente em Santo André. Vídeos enviados ao UOL mostram a enxurrada invadindo lojas e a estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), prejudicando a circulação de trens.

Segundo o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), choveu em meia hora quase metade do esperado para todo o mês de dezembro na cidade. Em uma rede social, ele também informou que, apesar dos estragos, os temporais não deixaram vítimas.

"Equipe trabalhando desde o início da chuva para restabelecer a normalidade. Limpeza e manutenção a todo vapor após uma chuva de intensidade de 109 milímetros em menos de 30 minutos. Para o mês de dezembro, eram esperados 250 milímetros de chuva. Graças a Deus, nenhuma vítima. Vamos em frente! O trabalho não para!", publicou.

Foi uma quantidade de água muito grande, mas é importante a gente restabelecer a normalidade. Graças a Deus, [não houve] nenhuma vítima. [Houve] Prejuízos materiais, mobilidade urbana prejudicada... Mas o trabalho da equipe agora durante toda a noite é para a gente restabelecer a normalidade o quanto antes.
Paulo Serra, prefeito de Santo André, em vídeo

Só na tarde desta terça-feira (28) foram registrados 71 pontos de alagamento ou enchentes em Santo André, de acordo com balanço do Corpo de Bombeiros. Também houve chamados para queda de árvores em São Bernardo do Campo e para desmoronamentos/desabamentos em Mauá, ambas no Grande ABC.

À tarde, a Defesa Civil de Santo André alertou a população que "novas instabilidades provocarão condições para chuvas, com momento de tempestade, seguidas por raios ventos e granizo". O órgão ainda recomendou evitar algumas regiões onde os alagamentos causaram interdições. São elas:

  • Estrada do Pedroso x Rua dos Missionários;
  • Avenida Mario Toledo de Camargo x Avenida São Bernardo;
  • Avenida Mario Toledo de Camargo x Avenida Dom Pedro I;
  • Avenida Santos Dumont x Praça XIV Bis;
  • Rua Siqueira Alves, Vila Alzira (travessa com Santos Dumont);
  • Valem Magalhães.

Até as 23h, a Linha 10-Turquesa da CPTM ainda operava em velocidade reduzida entre as estações Rio Grande da Serra e Prefeito Celso Daniel-Santo André. "E mais uma vez o povo do ABC Paulista sofre com a chuva e alagamentos", escreveu uma usuária.