Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: chuvas atingem litoral norte; ruas de Ilhabela ficam alagadas

Chuvas atingem Ilhabela - Reprodução/Redes Sociais
Chuvas atingem Ilhabela Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Do UOL, em São Paulo

30/12/2021 21h17Atualizada em 31/12/2021 10h08

Fortes chuvas atingiram cidades do litoral de São Paulo ontem (30). O grande volume de água provocou estragos, deixando ruas alagadas em Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. Até a noite passada, não havia registros de pessoas desalojadas.

Na noite de ontem, a Defesa Civil estadual emitiu alerta a respeito da possibilidade de fortes chuvas em diversas regiões. A previsão de maiores volumes é para Araçatuba, Baixada Santista, Barretos, Campinas, Franca, Região Metropolitana, Ribeirão Preto, Sorocaba, São José do Rio Preto, Vale do Paraíba e Litoral Norte.

O temporal chegou a afetar a produção e o tratamento de água em todo o Litoral Norte, por causa do acúmulo de terra, areia, pedras e lama nas estações. A Sabesp informou, porém, que equipes trabalharam de forma ininterrupta nas últimas horas e o serviço já foi normalizado.

A região também enfrenta problemas no serviço de telefonia do Samu (192). A orientação é para que a população utilize o número do Corpo de Bombeiros (193) em caso de emergências.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a força da água em enxurradas que carregam o que passa pela frente. O volume das chuvas deixou carros cobertos até a metade pela água e deixou ruas intransitáveis nas três cidades.

Chuva alaga ruas em Ilhabela - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Chuva alaga ruas em Ilhabela
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

A Prefeitura de Ilhabela informou que o acumulado de chuvas registrado durante 3 horas na tarde de hoje é de 113 mm nos bairros da Barra Velha, Água Branca e Reino. Já na região do Centro Histórico, o acumulado é de 37 mm.

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros da cidade atendem às ocorrências. A orientação dos órgãos é que, em caso de deslizamentos de terra ou quedas de árvores as pessoas procurem lugares abrigados.

Um dos vídeos publicados no Twitter mostra uma caçamba sendo arrastada pela correnteza ao longo de uma rua.

Em Caraguatatuba, ruas também ficaram completamente cobertas. Por lá, o temporal também teve fortes ventos.

Ruas de Caraguatatuba ficam alagadas após temporal - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Ruas de Caraguatatuba ficam alagadas após temporal
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Segundo a prefeitura da cidade, foram registrados mais de 140 mm de chuva em aproximadamente 6 horas, e a região central da cidade foi a mais afetada. Para controlar os problemas, equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão fazem o controle do trânsito nos locais mais afetados.

"Já as áreas monitoradas pelos agentes da Defesa Civil estão na Olaria, Casa Branca, Rio do Ouro e Jaraguazinho", informou a administração municipal.

Em Ubatuba, o cenário foi muito parecido com o das outras duas cidades. A água cobriu ruas e invadiu garagens e entradas de prédios. O bairro mais atingido foi o de Perequê Mirim, que registrou, entre 17h e 18h de ontem, 96 mm de chuva.

Um deslizamento de terra chegou a provocar a interdição de um trecho da BR-101, entre o Saco da Ribeira e Perequê Mirim. Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura encaminhou maquinário para efetuar a desobstrução do local. Às 22h15m, o trecho foi liberado.

Força-tarefa

O governo de São Paulo informou que mais de 12 mil profissionais do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual dos 645 municípios foram mobilizados para uma força-tarefa em atenção às fortes chuvas. As equipes contam com aeronaves, veículos terrestres e embarcações para realizar operações de salvamento e resgate.

A Defesa Civil Estadual fez um alerta sobre a previsão de chuvas fortes, contínuas e volumosas em diversas regiões de SP.