PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Conteúdo publicado há
5 meses

Salvador anuncia cancelamento da Lavagem do Bonfim

A festa de rua é cancelada pelo segundo ano consecutivo - Fernando Vivas/GOV-BA
A festa de rua é cancelada pelo segundo ano consecutivo Imagem: Fernando Vivas/GOV-BA

Colaboração para o UOL

05/01/2022 10h42Atualizada em 05/01/2022 13h09

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou, nesta quarta-feira (5), o cancelamento da Lavagem do Bonfim, tradicional festa de rua da capital baiana, por causa do aumento de casos de covid-19 e chegada da influenza H3N2. O evento é cancelado pelo segundo ano consecutivo.

"Essa foi uma decisão conjunta entre a Prefeitura e a Basílica do Bonfim e, diante dessa transmissão que está ocorrendo, não podemos dar margem para contribuir para que esses números possam aumentar ainda mais. Sendo assim, infelizmente, o dia da Lavagem do Bonfim será um dia normal na cidade, com a região da Cidade Baixa funcionando normalmente", disse Reis.

O gestor ainda pediu aos fiéis que desejam cumprir os compromissos religiosos relacionados à data que o façam em outros dias do ano. "Tenho certeza que o Senhor do Bonfim vai abençoar do mesmo jeito", completou o prefeito.

Transmissão online

No dia 13, a Basílica Santuário Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada, estará fechada durante todo o dia. O templo estará aberto apenas às 18h para a missa da novena, que terá início às 19h.

Pela manhã, às 10h, será iniciada uma transmissão virtual com uma homenagem póstuma aos mais de 620 mil mortos pela covid-19 no Brasil, que vai ocorrer no monumento ao Cristo Ressuscitado, na Praça do Bonfim. Em seguida, às 10h30, o reitor da Basílica do Bonfim, padre Edson Menezes, transmitirá a tradicional mensagem e benção à população. As ações podem ser acompanhadas através do site santuariosenhordobonfim.com e redes sociais da Basílica.

No ano passado, a imagem do Senhor do Bonfim circulou sozinha por Salvador, em carro aberto, por causa da pandemia de coronavírus. Os fiéis foram orientados a acompanhar o evento pela internet. A assessoria de comunicação da prefeitura informou ao UOL que a imagem não circulará este ano.

Cotidiano