Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem que socorreu vítimas em MG cita desespero de mães: "Cadê meu filho?"

Do UOL, em São Paulo

09/01/2022 21h29

Um homem que ajudou a socorrer algumas das vítimas que foram lançadas para fora de suas lanchas com o impacto do desabamento do paredão de rocha, em Capitólio (MG), relatou hoje cenas de terror e o desespero das mães que procuravam pelos filhos, durante entrevista ao "Fantástico", da TV Globo. O acidente deixou 10 mortos e dezenas de feridos.

Eu consegui ajudar em torno de sete pessoas, que já estavam em cima da pedra, que já tinham conseguido subir na pedra, do lado do cânion. Elas estavam todas machucadas. E, na hora, eu vi a mãe procurando pelos filhos: 'cadê o meu filho? Cadê o meu filho?' Júnior, também conhecido como Pitcher, profissional que estava no local do acidente

A lancha de Júnior não chegou a ser atingida pelo desabamento.

Ao todo, quatro embarcações sofreram impacto — direta e indiretamente — após o desabamento do bloco de rocha. São elas:

  • Lancha EDL: 14 pessoas socorridas com vida;
  • Lancha Jesus: dez pessoas estavam na embarcação antes do acidente; dez mortos foram localizados e identificados;
  • Lancha vermelha (sem nome): dez pessoas socorridas com vida;
  • Nova Mãe: oito pessoas socorridas com vida.

Ao menos 30 vítimas foram atendidas e liberadas, sendo 23 na Santa Casa de Capitólio, quatro na Santa Casa de São José da Barra, duas na Santa Casa de Piumhi e uma na Santa Casa de Passos. Duas seguem hospitalizadas: uma em Piumhi e outra em Passos, ambas com quadro de saúde estável.

O Corpo de Bombeiros informou ainda que atua no local com apoio de cerca de 40 militares, uma equipe de mergulhadores especializados e uma aeronave Arcanjo 08, caso seja necessário a transferência de uma das vítimas para Belo Horizonte. O trabalho de mergulho foi interrompido agora à noite, em razão de segurança das guarnições, mas os trabalhos de busca devem continuar.

Os corpos das vítimas serão encaminhados para IML de Passos, onde será feito exame necroscópico para saber causa de morte, para saber se houve afogamento, politraumatismo contuso e exame toxicológico.

Zema: "Dor de uma tragédia"

O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), lamentou o acidente por meio de mensagem publicada nas redes sociais e disse acompanhar o caso desde os primeiros momentos.

Sofremos a dor de uma tragédia em nosso estado, devido às fortes chuvas, que provocaram o desprendimento de um paredão de pedras no lago de Furnas, em Capitólio. O governo de Minas está presente desde os primeiros momentos através da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
Romeu Zema, nas redes sociais