Topo

Esse conteúdo é antigo

Barragem Mina Pau Branco cai a nível 2 de emergência e BR-040 é liberada

Do UOL, em São Paulo

09/01/2022 19h18

A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou neste domingo (9) a reabertura da BR-040, considerando a estabilidade e controle da situação. A autarquia federal vinculada ao ministério de Minas e Energia responsável pela gestão da atividade de mineração e dos recursos minerais brasileiros também reduziu de nível três para nível dois de emergência a barragem de Mina Pau Branco, que fica na região onde houve transbordamento de um dique em Nova Lima (MG), o que levou à interdição da rodovia BR-040.

Mais cedo, o dique da mina de ferro de Pau Branco, em Nova Lima (MG) havia sido colocado em nível 3 de emergência, a classificação mais grave nesta escala de segurança, que representa "situação de ruptura iminente ou em curso", segundo a ANM (Agência Nacional de Mineração)

"Ressaltamos que devido à melhoria das condições da estrutura e não iminência atual de ruptura, a barragem será classificada como em nível de emergência 2", disse a ANM em nota neste domingo.

Segundo a autarquia, a nova decisão hoje à tarde foi tomada de forma unânime pelos técnicos do órgão e outros envolvidos na situação.

Segundo a autarquia federal, as questões de ordem burocrática ainda estão sendo documentadas entre a ANM e a empresa Vallourec, responsável pela Mina de Pau Branco.

A Via 040, empresa responsável pela concessão, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Defesa Civil do estado de Minas Gerais e a empresa Vallourec farão a implementação da liberação "o quanto antes", disse a ANM.