Barragem Mina Pau Branco cai a nível 2 de emergência e BR-040 é liberada
A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou neste domingo (9) a reabertura da BR-040, considerando a estabilidade e controle da situação. A autarquia federal vinculada ao ministério de Minas e Energia responsável pela gestão da atividade de mineração e dos recursos minerais brasileiros também reduziu de nível três para nível dois de emergência a barragem de Mina Pau Branco, que fica na região onde houve transbordamento de um dique em Nova Lima (MG), o que levou à interdição da rodovia BR-040.
Mais cedo, o dique da mina de ferro de Pau Branco, em Nova Lima (MG) havia sido colocado em nível 3 de emergência, a classificação mais grave nesta escala de segurança, que representa "situação de ruptura iminente ou em curso", segundo a ANM (Agência Nacional de Mineração)
"Ressaltamos que devido à melhoria das condições da estrutura e não iminência atual de ruptura, a barragem será classificada como em nível de emergência 2", disse a ANM em nota neste domingo.
Segundo a autarquia, a nova decisão hoje à tarde foi tomada de forma unânime pelos técnicos do órgão e outros envolvidos na situação.
Segundo a autarquia federal, as questões de ordem burocrática ainda estão sendo documentadas entre a ANM e a empresa Vallourec, responsável pela Mina de Pau Branco.
A Via 040, empresa responsável pela concessão, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Defesa Civil do estado de Minas Gerais e a empresa Vallourec farão a implementação da liberação "o quanto antes", disse a ANM.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.