Topo

Esse conteúdo é antigo

Casarão destruído por deslizamento era tombado pelo Iphan; confira imagens

Do UOL, em São Paulo

13/01/2022 19h36Atualizada em 14/01/2022 06h35

Um dos imóveis destruídos pelo deslizamento de terra no Morro da Forca, em Ouro Preto (MG), era um casarão do final do século 19 tombado como parte do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da cidade.

O casarão, que era protegido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), era conhecido como Solar Baeta Neves. Ele estava interditado desde 2012, quando ocorreu um outro deslizamento na encosta comprometendo um anexo na parte de trás do lote. Na ocasião, a Defesa Civil de Ouro Preto e a Guarda Civil Municipal perceberam indícios de movimentação de terra momentos antes do incidente, evitando que houvesse vítimas.

O imóvel histórico havia sido restaurado em 2010, apenas dois anos antes de ser fechado, através do programa Monumenta, do então Ministério da Cultura, que procurava "conjugar recuperação e preservação do patrimônio histórico com desenvolvimento econômico e social", em cidades protegidas pelo Iphan.

O casarão foi erguido no final do século XIX por uma tradicional família de comerciantes da região de Ouro Preto. O registro mais antigo sobre o imóvel indica que o terreno foi adquirido em 1890, pela família Baeta Neves, e a edificação foi construída nos dois anos seguintes, às margens do Córrego do Funil, próximo à Estação Ferroviária, local que mais se desenvolvia na cidade, antes da transferência da capital para Belo Horizonte.

Área de casarão era monitorada há semanas

A área do Solar Baeta Neves vinha sendo monitorada pela Defesa Civil desde o final de 2021, por causa das fortes chuvas que afetam a região, informou o Iphan em nota enviada ao UOL.

O Instituto afirmou ainda que seu Escritório Técnico esteve no local poucos minutos após o desastre e "vem acompanhando o andamento da situação, por meio de apoio constante junto à prefeitura municipal e às demais entidades competentes", prestando sua "solidariedade" ao município.