Rios sobem 6 metros e 2 mil famílias são atingidas por cheias em Marabá
Ao menos 2.269 famílias já foram afetadas pelas cheias de dois grandes rios que cortam Marabá (PA), segundo a Defesa Civil Municipal.
Em apenas 24 horas, o nível dos rios Tocantins e Itacaiúnas subiu 20 centímetros e ficou seis metros acima do normal, passando de 12,7 metros na noite de sábado (15), quando foi divulgada a última atualização.
Os principais bairros atingidos são Marabá Pioneira, Liberdade, Independência, Bairro da Paz, Novo Planalto, Amapá, Folha 33, Folhas, 6, 8, 14 e 25 e núcleo de São Félix.
"Dessas famílias, 527 estão nos abrigos, 1.061 em casas de parentes e amigos", afirma. Cerca de 335 ribeirinhos foram afetados, além 346 famílias ilhadas.
São pessoas que preferiram subir ao segundo piso de seus imóveis e resistem em sair das residências. "A previsão é que sejam realizadas somente hoje 275 mudanças", informa a Defesa Civil.
Ajuda humanitária
Os atingidos pelas cheias não precisam se deslocar para a sede da Defesa Civil Municipal para se cadastrar e receber o benefício de um salário mínimo (R$ 1.212) oferecido pelo governo estadual.
"Para esse tipo de cadastro específico, virá de Belém uma equipe composta de 100 homens da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros", diz a Defesa Civil.
Já as famílias que precisarão se mudar em razão das cheias, o cadastro será na sede do órgão, na rua 7 de Junho, 1.020, Marabá Pioneira.
O beneficiário precisa ter renda familiar de até três salários mínimos, residir em imóvel que tenha sido direta e gravemente atingido pelas fortes chuvas que causaram deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos.
"A prefeitura declara que nenhuma família desabrigada ficará sem realocação nos abrigos", diz em nota.
Por enquanto são 15 abrigos preparados para receber as famílias. Além de cestas básicas, a Secretaria Municipal de Saúde realiza atendimentos médicos e de enfermagem, além de vacinação e distribuição de medicamentos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.