Topo

Esse conteúdo é antigo

Forte chuva faz avião arremeter e passageiros ficam apreensivos, em MT

Caio Santana

Do UOL, em São Paulo

21/01/2022 15h45Atualizada em 21/01/2022 15h45

Uma aeronave da Azul precisou arremeter devido à forte chuva que atingiu o Aeroporto Internacional de Cuiabá, em Várzea Grande (MT), na tarde da última quarta-feira (19), cerca de uma hora e meia após sair do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Passageiros ficaram apreensivos, mas se acalmaram depois do anúncio do piloto no sistema de som.

"Havia uma chuva extremamente forte e bem no meio dessa chuva está o aeroporto. A gente ficou praticamente meia hora dando voltas há uns 40 ou 30 quilômetros do aeroporto e depois [seguiu] para a cabeceira oposta. A gente posou com normalidade e tranquilo", declara o passageiro Edinaldo Pereira ao UOL.

Morador de Poxoréu, na região sul de Mato Grosso, o professor relatou que a aeronave da Azul não foi a única a fazer procedimento após aproximação sem sucesso ao aeroporto. Ele disse que havia um outro avião, de pequeno porte, que teria feito as mesmas órbitas, porém mais baixas, para pousar em segurança.

foto 1 - Reprodução/ FligthAware - Reprodução/ FligthAware
Aeronave chegou a voar em formato oval após arremeter; voo atrasou 46 minutos segundo o site FlightAware
Imagem: Reprodução/ FligthAware

Devido às nuvens de chuva, Edinaldo conta que houve muitas zonas de turbulência, o que gerou certa apreensão em parte dos passageiros. Porém, não houve situação de pânico: "Em momento nenhum os passageiros sofreram risco, só o estresse normal, sobretudo aquelas que não estão habituadas a esse tipo de situação".

Em vídeo gravado pelo professor é possível ver os passageiros aplaudindo o piloto quando ele aterrissou. Devido ao procedimento para arremeter, o voo atrasou, chegando no destino cerca de 46 minutos após o previsto, segundo o site FlightAware.

Dados da estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no aeroporto apontam que choveu cerca de 19 milímetros na quarta (19), em dia de muito sol com 34,1ºC registrados em Cuiabá.

Por meio de nota, a Azul informou ao UOL que a aeronave precisou arremeter "em função de condições meteorológicas adversas" para realizar nova aproximação no aeroporto. Segundo a companhia aérea, o pouso e desembarque ocorreram normalmente. A empresa ressalta que ações como essas são comuns e necessárias para garantir a segurança de suas operações.