Topo

SP: Moradores fazem mutirão para encontrar soterrados em Franco da Rocha

Pessoas usam baldes e enxadas para ajudar a remover terra e entulho da região para encontrar os que ainda estão soterrados - Reprodução/GloboNews
Pessoas usam baldes e enxadas para ajudar a remover terra e entulho da região para encontrar os que ainda estão soterrados Imagem: Reprodução/GloboNews

30/01/2022 17h25Atualizada em 30/01/2022 19h31

Dezenas de moradores atuam de forma voluntária em um mutirão em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, para ajudar a encontrar pessoas que ficaram soterradas em um deslizamento de terra.

O Corpo de Bombeiros informou à GloboNews que o deslizamento de terra que aconteceu por volta das 7h da manhã de hoje deixou 15 pessoas soterradas e que sete já foram resgatadas.

Nas imagens da GloboNews, é possível ver que as pessoas usam baldes e enxadas para ajudar as equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil a remover terra e entulho da região para encontrar os que ainda estão soterradas.

Além disso, o helicóptero Águia da Polícia Militar sobrevoa a região, que fica no bairro Parque Paulista, na divisa de Franco da Rocha com Francisco Morato, para socorrer de forma rápida as pessoas que forem encontradas.

No início da noite caiu a energia no local do deslizamento e os bombeiros tiveram que levar um gerador para dar continuidade às buscas.

Segundo informações da GloboNews, os bombeiros pedem que mais ninguém vá ao local, porque os voluntários também correm risco em caso de novos deslizamentos.

carro - Reprodução/GloboNews - Reprodução/GloboNews
Imagem: Reprodução/GloboNews

O deslizamento levou várias casas e deixou um cenário de destruição. É possível ver, inclusive um carro que ao ser levado pela lama parou na vertical, com a parte da frente para baixo, apoiado no muro de uma casa. A rua onde ele estava, no entanto, ficou completamente coberta de lama e não é sequer possível identificar onde ela era.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), visitou às cidades da Grande São Paulo atingidas pela chuva. Em coletiva de imprensa, ele confirmou que 19 pessoas morreram em decorrência das chuvas no estado, sendo quatro em Franco da Rocha.