Topo

Chuvas em Petrópolis: 'Cidade está acabada', diz morador

Colaboração para o UOL*

16/02/2022 18h39Atualizada em 16/02/2022 20h46

Em entrevista ao UOL News da noite de hoje, Mairom Duarte, engenheiro e morador de Petrópolis, falou sobre o forte temporal que atingiu ontem a região. Segundo ele, a cidade está acabada.

"A cidade é relativamente muito pequena. Então, tem amigos e conhecidos nossos que começamos a ter notícias de que estão soterrados, desaparecidos. É muito complicado porque aconteceu do nosso lado", relatou.

Segundo ele, quando saiu de casa na manhã de hoje, se deparou com um "cenário de guerra".

"A última vez que vi algo parecido com isso foi [com as chuvas], em 1988. A de 2011 foi mais localizada na região de Itaipava. A de agora afetou a cidade como um todo e todos os bairros adjacentes", avaliou o engenheiro.

Na noite de hoje, subiu para 94 o número de pessoas que morreram após o temporal que atingiu a cidade na região serrana do Rio, segundo informou no final da tarde o governador fluminense, Cláudio Castro (PL).

Entre as vítimas, há ao menos duas crianças, segundo a Defesa Civil de Petrópolis. As identidades dos mortos não foram divulgadas. Além das mortes, a chuva ocasionou deslizamentos de encostas, alagamentos e correntezas fortes que arrastaram carros nas ruas em diversos pontos da cidade. A Prefeitura de Petrópolis decretou estado de calamidade pública.

*Com informações de Marcela Lemos, colaboração para o UOL, no Rio