Topo

Esse conteúdo é antigo

Animal marinho com aspecto de 'monstro' é visto no litoral de São Paulo

Fotógrafa registrou momento em que animal com aspecto de "mostro" apareceu em praia de São Paulo - Arquivo Pessoal / Monica Novaes
Fotógrafa registrou momento em que animal com aspecto de 'mostro' apareceu em praia de São Paulo Imagem: Arquivo Pessoal / Monica Novaes

Do UOL, em São Paulo

05/03/2022 15h15Atualizada em 08/03/2022 11h39

Um animal marinho de quase dois metros, com aparência de uma cobra, foi encontrado morto na faixa de areia da Praia da Trincheira, no extremo sul de Ilha Comprida, em São Paulo. A imagem foi compartilhada por uma fotógrafa nas redes sociais e intrigou seguidores, com suposições sobre qual seria a espécie.

Ao UOL, Monica Novaes, de 47 anos, disse que fotografou o animal na terça de Carnaval, por volta das 7h. Na ocasião, ela estava acompanhada de uma cliente, gestante, para um ensaio a beira do mar.

"Eu estava em cima de umas pedras fotografando, foi quando olhei para baixo e vi esse bicho morto perto das rochas. Me chamou muita atenção por ser um bicho muito diferente de qualquer outro que eu já vi, mesmo tendo visto muitas moreias por aqui, que é um bicho marinho fácil de ser visto", explicou.

Segundo ela, o animal já estava morto no momento em que o encontrou. Na imagem é possível ver marcas no dorso do animal. "Não sei se foi ataque de outro peixe, ou se foi rede que o machucou", diz a fotógrafa.

No dia anterior, a mulher diz que a localidade recebeu fortes pancadas de chuva, o que a faz acreditar ter favorecido que as correntes marítimas arrastassem o animal para a praia.

Mas, afinal, se trata de um 'monstro'?

Em detalhes, um post de Monica, feito no Instagram com a colaboração de biólogos desvendou o mistério sobre qual seria a espécie do animal com características de 'monstro' marinho.

"A foto desse bicho esquisitão aí causou curiosidade por aqui e, na dúvida, perguntei aos biólogos de plantão se se tratava de uma MOREIA ou uma ENGUIA. Vários biólogos seguidores contribuíram, obrigada!. A principal característica que difere as duas espécies é a de que a Moreia não possui barbatana, diferente das enguias", explica o post.

O biólogo e ambientalista David Victor confirmou ao UOL que a foto retrata uma moreia, animal que integra a família de peixes ósseos. Uma das principais características desses animais é o corpo longo e cilíndrico, similar ao de uma serpente.

"As enguias têm barbatanas laterais, e na foto não é possível ver barbatanas. Por essa característica, eu classifico [esse animal] como moreia" Aqui na nossa região não existem corais próximos, então foi bem inusitado, porque não é comum. Na verdade, é totalmente incomum a aparição dessa espécie, principalmente no litoral sul do estado de São Paulo".

De acordo com Victor, as moreias vivem em todo o oceano, mais comumente em alguns corais e que a espécie não é agressiva.