Topo

Esse conteúdo é antigo

Vereador de Nilópolis é preso suspeito de chefiar braço de milícia do RJ

Irmão de Ecko assumiu chefia da maior milícia do Rio de Janeiro - Divulgação/Polícia Civil do Rio de Janeiro
Irmão de Ecko assumiu chefia da maior milícia do Rio de Janeiro Imagem: Divulgação/Polícia Civil do Rio de Janeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

10/03/2022 10h22

A Polícia Federal prendeu hoje o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Nilópolis, Maurinho do Paiol (PSD), na Operação Hoste, que mira a maior milícia em atividade no Rio de Janeiro. Segundo as investigações, o político é o chefe do braço dessa milícia no município fluminense.

Polícia Federal e Ministério Público do Rio de Janeiro fazem operação contra a maior milícia do estado. Vereador do PSD, Maurinho do Paiol foi preso - Reprodução - Reprodução
Polícia Federal e Ministério Público do Rio de Janeiro fazem operação contra a maior milícia do estado. Vereador do PSD, Maurinho do Paiol foi preso
Imagem: Reprodução

Além dele, os agentes prenderam outras oito pessoas, entre elas dois PMs. Além de atuar em Nilópolis, o grupo criminoso opera em São João de Meriti e no bairro de Anchieta, na capital, inforfaram as autoridades.

A corporação cumpre 19 mandados de prisão preventiva e 29 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Capital, nas cidades do Rio de Janeiro, Nilópolis e Mesquita.

O MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) informou que o grupo mantém relação próxima com a organização criminosa que foi liderada pelo miliciano Wellington da Silva Braga, o "Ecko", morto em 2021, e atualmente liderada pelo seu irmão, Luis Antônio da Silva Braga.

"Além disso, ao expandir seus domínios para a comunidade Az de Ouro, em Anchieta, passou a atuar também no tráfico de drogas, fazendo parte da cúpula da referida comunidade, ligada à facção criminosa TCP", disse o MPRJ em nota.

De acordo com a denúncia, a organização criminosa possui como principais atividades a exploração de serviços de 'gatonet', a venda de gás GLP, o comércio ilícito de cigarros e o controle sobre pontos de mototáxi nas localidades dominadas, principalmente em Nilópolis.

O UOL tenta contato com a defesa de Maurinho do Paiol e atualizará esta reportagem quando houver manifestação.