Topo

Esse conteúdo é antigo

Garoto salva mãe com primeiros socorros, à espera de ambulância: 'Herói'

Mãe contou que menino fez os primeiros socorros antes da chegada da ambulância - Reprodução/TV Tem
Mãe contou que menino fez os primeiros socorros antes da chegada da ambulância Imagem: Reprodução/TV Tem

Do UOL, em São Paulo

09/03/2022 14h13Atualizada em 10/03/2022 08h47

Um menino de 11 anos socorreu a mãe, diabética, em Botucatu (SP), após ela ter uma crise de açúcar no sangue e ficar desacordada em casa. Fã de carros, o garoto tem como um dos veículos favoritos uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e havia participado do "Samuzinho", um projeto que fornece instruções de primeiros socorros para crianças.

"Ele identificou que eu estava desacordada, não respondia ao chamado dele. Então, ele fez a ponta de dedo [teste que monitora variações de açúcar no sangue], verificou que tava 27 [valor inadequado] e chamou o Samu. Eu uso bomba de insulina, ele desligou a bomba para que não ficasse injetando mais e nisso ele aguardou o Samu e fez todo o cuidado que eles pediram", contou a mãe, Giuliana Paola Martin, à TV Tem, afiliada da Globo.

Segundo os socorristas que atenderam ao chamado, Emerson Ribeiro e Carlos Costa, o menino ainda deixou o local seguro para eles chegarem. "Ele tinha colocado a focinheira no cachorro, sabendo que a equipe tinha que entrar com segurança", disse Costa ao telejornal.

Ribeiro ainda afirmou que, a princípio, achou que o chamado era um trote, "por se tratar de um menino tão jovem".

"Mas a gente ficou mais seguro quando ele disse que fez o projeto do Samuzinho, então nos encaminhamos para o local", disse ele.

menino - Reprodução/TV Tem - Reprodução/TV Tem
Menino é fã de carros e o favorito dele é a ambulância do Samu
Imagem: Reprodução/TV Tem

A mãe recebeu os cuidados dos especialistas e conseguiu ser socorrida com segurança.

"Se o meu filho não estivesse ao meu lado, acho que não existiria mais 'eu'", disse ela.

À TV Tem, o menino disse que a atitude não foi isolada. "Eu sempre quero salvar. Eu não gosto de ver as pessoas morrerem", afirmou .

O socorrista Carlos Costa ainda teceu elogios ao garoto: "Ele foi um herói. Tem todo o perfil de um socorrista. É um socorrista-mirim."