Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem morto a facadas no Rio fez figuração em novelas da TV Globo

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

19/03/2022 13h06Atualizada em 19/03/2022 16h04

Gabriel Barbosa Leite, 34, morto a facadas na madrugada do último dia 11, no bairro da Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro, era formado em Engenharia de Produção pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), mas se dedicava nos últimos anos ao teatro. Ele chegou a aparecer como figurante nas novelas da TV Globo "Amor de mãe" e "Verão 90", como mostram posts nas suas redes sociais.

Câmeras de segurança da região flagraram a morte do ator. Leite caminhava na calçada e chega a olhar para trás, notando a presença do homem que o matou. Ao voltar o olhar para frente, ele é atacado de surpresa.

As imagens mostram ainda o engenheiro tentando se afastar do autor das facadas no meio da rua, mas ele acaba caindo e sendo novamente golpeado diversas vezes. Leite morreu no local.

O autor do crime, identificado como William Ferraz do Carmo, foi preso na quinta-feira (17) sob acusação de homicídio. A Polícia Civil informou que Carmo não conhecia a vítima e, em depoimento, alegou não saber o motivo que o levou a esfaquear Gabriel.

"A ação foi extremamente bruta. Nós conseguimos identificar que ele saiu do morro do Salgueiro e a vítima foi a primeira pessoa que cruzou o seu caminho. Ele não parou em lugar algum antes. Ele sacou a faca, esfaqueou a vítima, se certificou de que ela estava morta e continuou seu caminho", disse o delegado Caciano Conte.

Ainda de acordo com o delegado, nas imagens que mostram o caminho percorrido por Carmo, é possível perceber que ele faz menção de pegar a faca novamente ao passar por outras pessoas.

"Ele fez a menção de mexer no artefato faca quando passou por outras pessoas, mas não comete nenhum tipo de agressão. Não tivemos outros registros parecidos na noite", afirmou Conte.

Carmo deixou o Salgueiro por volta de 1h e retornou para a comunidade às 6h. No entanto, ele foi preso em uma casa no bairro de Ramos, também na zona norte, onde estava escondido. Segundo o delegado, o autor não nega o crime.

Carmo não tem advogado constituído.

Família cobra respostas sobre crime

Claudio Velloso, 52, primo de Leite, disse ao UOL que a família está um pouco mais aliviada em saber que o autor do crime está preso, mas que espera respostas sobre a motivação do homicídio. Para os familiares, os fatos ainda precisam ser esclarecidos para evitar que o autor obtenha vantagens durante o julgamento.

"O inquérito está em andamento, ainda não foi devidamente apurado. Há muitas perguntas sem resposta. Por que ele [Carmo] vestia aquela roupa esportiva? Era um disfarce? Eu descarto somente o crime de homicídio, acho que a motivação era o roubo. Confiamos no desdobramento. Nunca vi uma barbárie dessas acontecer" disse Velloso.

Velloso descreveu o primo como uma pessoa comunicativa e com o sonho de ser ator. A última participação dele nas telas será exibida na novela "Reis", da Record, que irá estrear no dia 22.

"Era uma pessoa querida. Nas redes sociais, há vários comentários de amigos e conhecidos. Não há nada que desabone ele. Era um cara alegre e cheios de planos", contou.