Topo

Esse conteúdo é antigo

Motorista de app se safa de assalto ao fingir asma e buzinar para PM; veja

Alexandre Santos

Colaboração para o UOL, em Salvador

07/04/2022 14h10Atualizada em 07/04/2022 14h35

Dois homens foram presos em flagrante ao tentarem assaltar um motorista de aplicativo, que gravou a ação em seu celular, na noite de terça-feira (6), em Salvador. As imagens mostram a dupla no banco de trás do veículo fazendo ameaças à vítima e dando ordens sobre o trajeto da corrida. O motorista se safou ao fingir ter asma e, em seguida, buzinar para uma viatura da Polícia Militar, que achou a atitude suspeita.

Os suspeitos, de 22 e 24 anos, foram autuados em flagrante por tentativa de furto qualificado. No vídeo, eles se assustam com a chegada da polícia: "Meu Deus do céu, a gente vai ser preso", diz um deles.

Ao UOL, a Polícia Civil informou que a viagem foi iniciada no Shopping Barra, com destino a Pirajá, bairro situado às margens da BR-324. O assalto, no entanto, só foi anunciado pouco antes de a dupla chegar ao endereço indicado.

"Adianta o lado, meu irmão. Se você fizer alguma coisa, você vai morrer aqui mesmo. Você morre aqui mesmo", diz um dos homens no início da gravação. "Bora, adianta o lado, dirige de boa! Tranquilo... Aqui, ó, direto! Direto aqui, ó! Direto aqui, ó", grita o suspeito, sem desconfiar que estava sendo filmado.

Os xingamentos e as ameaças feitas pelo mesmo homem se repetem ao longo de cerca de três minutos de vídeo.

A certa altura, o motorista reduz a velocidade do veículo sob a justificativa de sentir um mal-estar. "Oxe, tá parando por quê, 'véi'?", questiona o assaltante, ao que o condutor responde: "Tô passando mal".

"Passando mal nenhum, parceiro. Se eu se f**** [sic], você vai se f**** aqui. Bora, parceiro, dirige", retruca o suspeito.

Ao dizer que é asmático, o motorista começa a buzinar diversas vezes, dando sinal a uma viatura da Polícia Militar que seguia logo atrás. Em seguida, a vítima desce do carro e vai em direção dos agentes.

"Oxe, oxe, oxe, tá viajando, é rapaz? Vai parar aí? Deixa ele 'coisar', não tem nada", tentou intervir o suspeito.

Até então calado, o segundo suspeito demonstrou preocupação. "Meu Deus do céu, a gente vai ser preso", disse ele. O comparsa tentou acalmá-lo, dizendo que os dois não tinham "nada" que os incriminasse.

Um policial dá voz de prisão, e dupla desce do veículo.

O nome deles não foi divulgado, e, portanto, a reportagem não conseguiu localizar a defesa da dupla. O texto será atualizado tão logo um representante legal se manifeste.

Atitude suspeita chamou atenção, diz polícia

Procurada pelo UOL, a assessoria da Polícia Militar informou que o veículo que transportava a dupla foi interceptado por guarnições do BPRv (Batalhão de Polícia Rodoviária), por volta das 21h45.

As equipes faziam rondas quando visualizaram um veículo em atitude suspeita na altura do viaduto de Porto Seco Pirajá, no trecho Salvador-Feira de Santana da BR-324.

Após a viatura se aproximou, o condutor desembarcou e pediu socorro aos policiais.

Ainda de acordo com a PM, os suspeitos não portavam armas nem apresentaram resistência. Conforme a corporação, os homens levavam apenas uma porção de maconha.