Topo

Esse conteúdo é antigo

Menina tem perna amputada após acidente com carro alegórico na Sapucaí

Carro alegórico da escola de samba Em Cima da Hora envolvido em acidente com menina de 11 anos - Reprodução/GloboNews
Carro alegórico da escola de samba Em Cima da Hora envolvido em acidente com menina de 11 anos Imagem: Reprodução/GloboNews

Sara Baptista e Marina Marini*

Do UOL, em São Paulo

21/04/2022 09h44Atualizada em 21/04/2022 17h51

Uma menina de 11 anos teve uma das pernas amputada hoje após sofrer um acidente na abertura do Carnaval do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o estado dela é grave.

Raquel Antunes da Silva foi socorrida no posto médico do sambódromo e depois levada para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro da cidade, onde passou pela cirurgia.

O acidente aconteceu na dispersão, na rua Frei Caneca, já fora do sambódromo, onde as pernas da menina ficaram prensadas entre um poste e um carro alegórico da escola de samba Em Cima da Hora, a primeira a desfilar pela Série Ouro na Marquês de Sapucaí.

Testemunhas relataram à GloboNews que a criança estava com a mãe em uma lanchonete nas proximidades do sambódromo e se separou dela para ver a dispersão do desfile. Nesse momento, segundo relato da própria mãe da menina, ela subiu em um dos carros quando ele estava parado, versão corroborada pelas ligas das escolas de samba.

O desfile das escolas chegou a ser interrompido para que uma perícia fosse realizada no local, o que acarretou atraso de cerca de uma hora nos desfiles seguintes.

Segundo a Polícia Civil, investigações estão em andamento. Além da perícia, imagens de câmeras de segurança foram coletadas e estão sendo analisadas. A escola de samba Em Cima da Hora também afirmou que está apurando as circunstâncias do acidente.

Mãe da menina passou mal com notícia

Na manhã de hoje, a mãe da menina, Marcela Portelinha Antunes, passou mal ao saber que Raquel teve uma das pernas amputada, segundo informações da TV Globo. Marcela está grávida e chegou a desmaiar.

À TV Globo, a mãe de Raquel disse que as pernas da menina ficaram dilaceradas. Uma tia da menina relatou à TV que após a cirurgia ela estava estável e não corria o risco de perder a outra perna.

Ligas prestam solidariedade a Raquel

A Lierj (Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) e a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) divulgaram uma nota conjunta, por meio da qual lamentam o acidente e prestam solidariedade a Raquel e sua família.

Veja na íntegra:

"As ligas das escolas de samba do Rio de Janeiro estão abaladas e se solidarizam com a família de Raquel Antunes.

A jovem menor subiu no carro alegórico fora do Sambódromo, na rua Frei Caneca, no Estácio, após deixar a área de dispersão. Prontamente, em menos de dois minutos, ela foi socorrida e levada ao Hospital Sousa Aguiar, onde foi submetida a cirurgias.

Equipes das ligas e da escola acompanham o caso na unidade hospitalar ao lado da família desde o primeiro instante e também colaboram com as autoridades. Neste momento, é preciso esperar a apuração da perícia e autoridades para novos esclarecimentos".

*Com Agência Brasil