Topo

Esse conteúdo é antigo

SP terá calor de mais de 30ºC antes de o tempo mudar; veja previsão no país

Após dias de frio, termômetros podem ultrapassar os 30ºC em São Paulo na última semana de abril - BRUNO ESCOLASTICO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Após dias de frio, termômetros podem ultrapassar os 30ºC em São Paulo na última semana de abril Imagem: BRUNO ESCOLASTICO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

25/04/2022 08h53Atualizada em 25/04/2022 10h54

A última semana de abril deve ser de tempo firme com máximas próximas ou acima dos 30ºC na cidade de São Paulo após dias de recorde de frio na capital paulista.

Hoje, as máximas devem ser de 28ºC e a mínima de 17ºC. Amanhã, a temperatura deve variar entre 17ºC e 29ºC.

De acordo com o Climatempo, a quarta-feira (27) e a quinta-feira (28) devem ser os dias mais quentes, com máximas respectivas de 30ºC e 31ºC e mínimas de 17ºC e 18ºC.

Na sexta-feira (29) há um alerta de mudança brusca de temperatura, mas, ainda assim, o tempo não deve ficar frio, com máxima de 26ºC e mínima de 18ºC.

A probabilidade de chuva para toda a semana é baixa na cidade. De acordo com o MetSul, há apenas dois dias com possível chuva moderada: a sexta-feira (29), com 0,4 milímetros, e o sábado (30), com 0,3 milímetros.

Nos dois dias, as pancadas de chuva podem ocorrer no fim da tarde e à noite.

Calor e chuva no Sul

De acordo com o MetSul, uma corrente de jato deve trazer ar quente para o Rio Grande do Sul e algumas cidades do estado podem bater "marcas de verão", com máximas variando entre 25ºC e 27ºC na Grande Porto Alegre.

Em Uruguaiana, os termômetros podem chegar aos 29ºC e em algumas cidades do Noroeste a temperatura pode ficar acima dos 30ºC. A previsão é de que o dia mais quente na região seja a quarta-feira (27).

Também na quarta-feira, há riscos de tempestades, já que o jato de ar quente vai se somar à formação de áreas de instabilidade com chuva, que levanta a possibilidade de formação de "supercélulas de tempestade", com risco baixo de criação de tornados no Oeste e Sul do Rio grande do Sul.

A chuva deve se espalhar na quinta-feira (28) para outras partes do estado gaúcho.

Chuva no Norte e Nordeste brasileiros

A atuação de uma Zona de Convergência Intertropical na parte de cima do mapa faz com que o fim de abril seja de tempo instável em partes do Norte e Nordeste do país.

A previsão do Climatempo é de que entre a região norte do estado do Amazonas e o leste do Rio Grande do Norte, os acumulados de chuva até o domingo (1) ultrapassem os 100 milímetros.

A umidade do mar também pode causar pancadas de chuva forte no litoral da Paraíba, de Pernambuco e da Bahia.

Entre a quarta-feira (27) e a quinta-feira (28), um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis aumenta a possibilidade de chuva em Salvador e em outras partes da Bahia.

As capitais São Luís, Fortaleza e Natal também devem ter chuvas fortes nos dias de semana.

O tempo firme e seco deve se manter somente no centro-sul do Tocantins, parte sul de Rondônia, Maranhão e Piauí, oeste da Bahia e no interior de Pernambuco. Nesses pontos, a baixa umidade relativa do ar pode ser registrada.