Bebê é socorrido após engasgar duas vezes em 3h em Joinville (SC)
Um bebê de 20 dias de vida teve que ser socorrido duas vezes seguidas após se engasgar com leite materno. O caso ocorreu em Joinville (SC), entre a noite de domingo (1) e a madrugada de ontem, segundo informou o Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade.
Segundo a corporação, os bombeiros foram acionados pela mãe da criança por volta das 23h10 do domingo. Ela chegou até uma guarnição para pedir socorro após perceber que a filha estava engasgada. Na ocasião, os bombeiros realizaram procedimento de desobstrução e acalmaram a mãe.
A criança foi avaliada por um médico do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e liberada na sequência.
No entanto, por volta das 2h20 da madrugada, a mãe retornou pedindo socorro. Ainda que os bombeiros tenham reanimado a criança e expelido o leite materno que estava nas vias aéreas, ela apresentava sinais vitais fracos e acabou sendo conduzida para o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Farias.
Ao UOL, o hospital informou que a criança ainda está na unidade sob cuidados dos médicos e acompanhada pela mãe.
Como evitar
Segundo o Ministério da Saúde, episódios semelhantes são comuns na infância.
Os Bombeiros alertam que, para prevenir a situação, após a amamentação, é importante deixar o bebê em pé, no colo, por pelo menos 20 minutos antes de deitá-lo. Além disso, a recomendação é a de deixar a criança um pouco mais no alto do lado em que ela deita a cabeça na hora de dormir.
Também está entre as recomendações deixar o bebê dormir do lado direito para não comprimir o estômago após a amamentação e vigiá-la para que eventuais medidas se socorro sejam tomadas em tempo hábil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.