Topo

Esse conteúdo é antigo

Bebê é socorrido após engasgar duas vezes em 3h em Joinville (SC)

Bombeiros fizeram resgate de bebê duas vezes seguidas na mesma noite - Reprodução/Twitter
Bombeiros fizeram resgate de bebê duas vezes seguidas na mesma noite Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

03/05/2022 13h14Atualizada em 03/05/2022 13h14

Um bebê de 20 dias de vida teve que ser socorrido duas vezes seguidas após se engasgar com leite materno. O caso ocorreu em Joinville (SC), entre a noite de domingo (1) e a madrugada de ontem, segundo informou o Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade.

Segundo a corporação, os bombeiros foram acionados pela mãe da criança por volta das 23h10 do domingo. Ela chegou até uma guarnição para pedir socorro após perceber que a filha estava engasgada. Na ocasião, os bombeiros realizaram procedimento de desobstrução e acalmaram a mãe.

A criança foi avaliada por um médico do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e liberada na sequência.

No entanto, por volta das 2h20 da madrugada, a mãe retornou pedindo socorro. Ainda que os bombeiros tenham reanimado a criança e expelido o leite materno que estava nas vias aéreas, ela apresentava sinais vitais fracos e acabou sendo conduzida para o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Farias.

Ao UOL, o hospital informou que a criança ainda está na unidade sob cuidados dos médicos e acompanhada pela mãe.

Como evitar

Segundo o Ministério da Saúde, episódios semelhantes são comuns na infância.

Os Bombeiros alertam que, para prevenir a situação, após a amamentação, é importante deixar o bebê em pé, no colo, por pelo menos 20 minutos antes de deitá-lo. Além disso, a recomendação é a de deixar a criança um pouco mais no alto do lado em que ela deita a cabeça na hora de dormir.

Também está entre as recomendações deixar o bebê dormir do lado direito para não comprimir o estômago após a amamentação e vigiá-la para que eventuais medidas se socorro sejam tomadas em tempo hábil.