Topo

Esse conteúdo é antigo

Raiva humana: Menina de 12 anos é a 3ª criança a morrer com a doença em MG

É o terceiro óbito em consequência da raiva humana em MG - iStock
É o terceiro óbito em consequência da raiva humana em MG Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

03/05/2022 11h30Atualizada em 03/05/2022 12h19

A menina de 12 anos que estava internada em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com raiva humana em Belo Horizonte desde o dia 13 de abril não resistiu e morreu na noite do domingo (29), segundo informou a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais). Esta é a terceira morte em decorrência da doença. Todos os casos são de uma área rural de Bertópolis, no interior do Estado.

Segundo a SES-MG, ainda há um quarto caso sendo investigado, notificado no dia 21, também da mesma região.

"Trata-se de paciente do sexo feminino, 11 anos, que apresentou sintomas inespecíficos como febre e cefaleia e, devido ao parentesco com o segundo caso confirmado, foi notificada como suspeita e encaminhada para o hospital de referência, onde foram coletadas amostras laboratoriais. A paciente segue em leito clínico, estável e em observação", disse o órgão.

O primeiro caso confirmado foi de um menino de 12 anos, que morreu no dia 4 de abril. Na sequência, veio a menina de 12 anos, cuja infecção foi notificada no dia 5 de abril. Ambos os casos, de acordo com a secretaria, são provenientes da mordedura de um mesmo morcego.

Um terceiro caso suspeito foi confirmado no dia 26, após a morte do paciente. Era um menino de 5 anos que, a princípio, não apresentava sinais de mordeduras ou arranhaduras. No entanto, a SES-MG optou por investigar o óbito devido à proximidade das ocorrências.

Até sábado, 982 pessoas das 1.037 da comunidade rural do município de Bertópolis já haviam sido vacinadas com a primeira dose da vacina contra a raiva humana. Outras 802 pessoas já tomaram a segunda dose. Em Santa Helena de Minas, município vizinho, das 989 pessoas que residem no local, 593 foram vacinadas com a primeira dose.

A secretaria ainda informou que está tomando medidas de prevenção contra a doença na localidade.