Ciclone extratropical leva ao Sul chuvas perigosas e ventos de até 130 km/h
A formação de um ciclone extratropical deve provocar fortes chuvas no Sul do Brasil nos próximos dias, segundo o Climatempo. Na região litorânea e serrana da divisa entre o Rio Grande do Sul com Santa Catarina chuvas de até 300 mm acompanhadas de raios e ventos de até 130 km/h são esperados até o final da semana.
De acordo com o MetSul, em algumas localidades — especialmente do Norte e litoral de Santa Catarina —, a previsão é ainda mais preocupante, com chuvas da ordem de 300 mm a 500 mm até quinta-feira (5), ou seja, entre quatro ou cinco vezes o esperado para todo o mês de maio. Em Florianópolis, a previsão para os próximos dois dias fica de 100 a 200 mm de precipitações. Com a variação de pressão e o acumulado de chuvas, é esperada a cheia de alguns rios e transtornos diversos para a população, que podem ir de queda de árvores a falta de energia elétrica.
O ciclone extratropical começou a se formar ontem, mas só na noite de hoje que estará completo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ganhando ainda mais força amanhã, enquanto se desloca para a divisa com Santa Catarina. Na região metropolitana de Porto Alegre o estimado é de até 100 mm.
Na sexta-feira (6), o fenômeno perde força e se desloca para o alto mar, abrindo espaço para uma frente fria que deve derrubar os termômetros e também provocando um movimento de "ressaca" com grandes ondas no litoral da Região Sul, afetando ainda praias dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
No fim de semana, haverá uma forte queda de temperatura que avançará a partir do oeste dos dois estados. O boletim do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta para temperaturas inferiores a 12 °C no sudeste do Rio Grande do Sul, na serra gaúcha e na serra catarinense.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.