Itatiaia (RJ) registra menor temperatura do ano pelo segundo dia seguido
Pelo segundo dia consecutivo, a cidade de Itatiaia (RJ), no Sul Fluminense, registrou a menor temperatura do ano no Brasil. Os termômetros no Pico das Agulhas Negras, localizado no Parque Nacional de Itatiaia, registraram hoje (22) -7,7ºC —superando por pouco os -7,6ºC de ontem (21).
A medição foi feita pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e ocorre em meio à onda de frio que atinge boa parte do país desde a semana passada.
O Parque Nacional de Itatiaia fica a mais de 2.400m acima do nível do mar e costuma acumular vários dos dias mais frios do Brasil. Em 2021, os termômetros chegaram a -14,8ºC por lá.
Ainda segundo o Inmet, General Carneiro (PR) também registrou temperatura negativa, chegando a - 1,0°C.
Com as temperaturas extremas nesse fim de semana, turistas registraram imagens de quedas d´água congeladas e vegetação com gelo nas trilhas do parque.
De acordo com o instituto de meteorologia Climatempo, a massa de ar polar que causou a onda de frio em boa parte do Brasil perdeu força nos últimos dias e possibilitou uma elevação de temperatura.
"O ar frio começa a se afastar em direção ao oceano, e com isso, o frio vai diminuindo no continente. As Regiões Sudeste e Centro-Oeste já devem registrar essa diminuição gradativa a partir do sábado (21): as condições para geadas são bem localizadas e a temperatura sobe cerca de dois graus em relação à sexta-feira (20). A partir de domingo (22), o frio perde força sobre as regiões e as tardes ainda serão amenas, mas as manhãs terão aumento na temperatura", diz o Climatempo em comunicado divulgado ontem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.