Desaparecidos no AM: últimos relatos incluem ameaças e invasores armados
Antes de desaparecerem na Amazônia, o jornalista Dom Phillips, correspondente do jornal britânico The Guardian, e o indigenista Bruno Araújo Pereira, servidor licenciado da Funai (Fundação Nacional do Índio), se depararam com ameaças de morte e até com invasores armados na divisa de um território indígena, segundo relatos de entrevistados pelo UOL que atuam no Vale do Javari.
Paulo Barbosa da Silva, coordenador-geral da Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari), disse que o repórter inglês fotografou homens armados que ameaçavam os indígenas. Os homens, segundo Barbosa, seriam ligados a Amarildo da Costa de Oliveira, 41, preso em flagrante nesta terça-feira (7) por posse de drogas e munição de uso restrito, apontado pela Polícia Militar como suspeito de envolvimento no sumiço.
O episódio ocorreu dois dias antes do desaparecimento, na divisa de um território indígena, de acordo com Barbosa. "O Bruno e o Dom Phillips foram visitar a equipe da Univaja quando um grupo de invasores esteve lá. Eles ficaram mostrando arma de fogo, para ameaçar. O jornalista tirou a foto, e os invasores voltaram para a comunidade deles, que fica na área [do suspeito preso]", relata.
Segundo a Polícia Militar, Amarildo foi apontado por testemunhas como o dono da lancha verde que estava logo atrás da embarcação do indigenista e do repórter inglês, no trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte. A reportagem não conseguiu localizar a defesa dele.
Mas há outro registro antes mesmo da chegada de Dom Phillips à Amazônia. A última foto enviada no dia 1º de junho à irmã e ao cunhado na Inglaterra foi da imagem aérea de um arco-íris ao sobrevoar a região. A imagem foi compartilhada pelo Twitter do colega Tom Phillips. "Essa última foto foi enviada à família antes do desaparecimento", escreveu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.