Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia busca modelo e ex-mister teen de 23 anos desaparecido em SC

Eduardo Santos, de 23 anos, está desaparecido em Joinville (SC) - Instagram/reprodução
Eduardo Santos, de 23 anos, está desaparecido em Joinville (SC) Imagem: Instagram/reprodução

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

15/06/2022 19h29

A Polícia Civil e familiares fazem buscas pelo modelo e ex-mister teen Eduardo dos Santos Silva, 23, desaparecido desde o último domingo (12). Ele saiu de casa à noite e teria sido visto pela última vez na ponte do rio Piraí, na região rural de Joinville (SC), a 183 km de Florianópolis.

De acordo com a família, as buscas estão concentradas no local onde Eduardo teria sido visto pela última vez por um motorista de aplicativo. O jovem saiu de casa vestindo uma calça preta e um moletom vermelho e pediu para encerrar a corrida na ponte. O motorista não teria presenciado outra pessoa ou um segundo veículo nas proximidades, dizem os parentes.

As buscas encerraram por volta das 17h de hoje e devem ser retomadas a partir da manhã desta quinta-feira (16). A mãe, a diarista Cândida da Silva, 43, conta que não sabe o que pode ter acontecido. Entre as áreas de buscas estão o próprio rio Piraí. A mãe do rapaz, no entanto, diz que o filho "sabe nadar o suficiente" para não morrer afogado.

O GRM (Grupo de Resgates em Montanhas) de Joinville informou que as buscas se dão, além do rio, em áreas de mata ao redor da ponte que o atravessa. Os bombeiros voluntários também auxiliam o grupo de resgate.

"Ainda não temos notícias dele, mesmo com o apoio de todo mundo. Iniciamos as buscas pela ponte porque um motorista de aplicativo procurou a polícia para informar que o deixou ali. Por isso, concentramos as buscas lá, mas não sabemos realmente se pode estar por perto. Ele sabia nadar o suficiente. Os bombeiros disseram que ele poderia conseguir se salvar", comentou Cândida ao UOL.

De acordo com a Polícia Civil, a 5ª Delegacia de Policia de Joinville, conduz a investigação do caso e equipes estão nas ruas "percorrendo possíveis trajetos, arrecadando imagens de câmeras de segurança, e realizando buscas, além de analisar todo o contexto que envolve o desaparecimento", informou a instituição em nota ao UOL.

Informações que possam auxiliar as investigações podem ser repassadas por meio do Disque Denúncia 181.

 Buscas acontecem no rio Piraí e às margens, em Joinville (SC) - Divulgação/GRM Joinville - Divulgação/GRM Joinville
Buscas acontecem no rio Piraí e às margens, em Joinville (SC)
Imagem: Divulgação/GRM Joinville

Universitário deixou bilhete

De acordo com a mãe, o filho não apresentou nenhum comportamento anormal nos dias que antecederam ao desaparecimento. Ele é o segundo mais velho entre três irmãos. O primogênito tem 25 e o caçula, 21.

Eduardo Santos foi mister teen em 2019 por Joinville (SC) - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Eduardo Santos foi mister teen em 2019 por Joinville (SC)
Imagem: Arquivo Pessoal

Considerado vaidoso pelos familiares, Eduardo estuda o último semestre do curso de nutrição, e a previsão de graduação é para setembro. Ele é conhecido na cidade por vencer o concurso mister teen de 2019, que o levou a representar Joinville na disputa estadual. O jovem ainda faz trabalhos esporádicos como modelo fotográfico para lojas.

Nas redes sociais, Eduardo compartilha a rotina entre estudos, academia e trabalhos de fotografia. No Instagram, o ex-mister é seguido por mais de 12 mil pessoas.

"O Eduardo sempre foi um menino quieto e na dele. Os amigos também não falaram nada. Ele faz estágio e acaba o curso em setembro, é muito focado na academia e cuidava muito de si. Não temos a mínima ideia do que aconteceu", diz, aflita, Cândida.

Segundo a mãe, o filho deixou um bilhete dizendo que a amava e pedindo desculpas por não demonstrar carinho com ela. A diarista rechaça que os escritos possam significar "algo ruim".

O bilhete não me assusta. Ele disse no papel que pedia desculpas por não dizer muito que me amava. Talvez na cabeça dele acredite que não retribui o que faço pela gente. Estou com fé de que nada aconteceu. Penso que deve ter ido para algum lugar e que agora não volta por vergonha porque está todo mundo comentando.

A família pede que qualquer informação sobre o paradeiro de Eduardo seja repassada à polícia.