Moradora e policial são mortos em operação no Alemão: 'Cenário de guerra'
Moradores e vizinhos do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, descreveram momentos de terror vividos na região desde a madrugada de hoje, durante uma operação das equipes de elite das Polícias Militar e Civil do estado. Pelo menos uma moradora e um policial foram mortos, segundo a Secretaria de Saúde e a PM.
Eles foram identificados como Letícia Marinho dos Sales, 50, e o cabo Bruno de Paula Costa, 38. O homem foi baleado enquanto trabalhava na UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) Nova Brasília. Segundo a PM, a base foi atacada por criminosos em retaliação à operação.
O policial chegou a ser levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, mas não resistiu aos ferimentos. Ele estava na Polícia Militar desde 2014.
Em nota ao UOL, a PM afirmou que a operação busca criminosos conhecidos pelo roubo de veículos, assaltos a bancos — como os realizados nas cidades de Quatis, Niterói e na Baixada Fluminense — e roubos de carga, como óleo diesel, material derramado em ladeiras para dificultar o avanço de viaturas durante operações policiais.
A presença de membros desse grupo criminoso no conjunto de favelas que forma o Alemão teria sido detectada a partir de "informações dos setores de inteligência" do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) da PM e do Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) da Polícia Civil.
Nas redes sociais, moradores do Complexo relatam um cenário de guerra em meio a operação, com "rajadas de tiros" e moradores sendo acordados pelo barulho das balas.
"Já estamos no local mais seguro de nossa casa, já vai para quase 1 hora. Os tiros ecoam em nossos ouvidos. É desesperador demais. A nossa realidade não é perfeita igual muita gente pinta", desabafou Renata Trajano.
"Meu barraco treme a cada rasante desse helicóptero, isso não é normal, banalização das nossas vidas não é normal", completou a cofundadora do Coletivo Papo Reto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.