Topo

Esse conteúdo é antigo

USP cancela concurso com 7 mil inscritos após constatar risco de vazamento

Hospital Universitário da USP - Hospital Universitário da USP
Hospital Universitário da USP Imagem: Hospital Universitário da USP

Colaboração para o UOL, em Brasília

22/07/2022 15h46

A USP (Universidade de São Paulo) anulou hoje o resultado de um concurso público para técnicos de enfermagem do HU (Hospital Universitário), após suspeita de favorecimento a duas candidatas. Uma nova prova será aplicada, em data ainda não divulgada. "Em 28/06/2022 tivemos a notícia do possível vazamento do gabarito da prova elaborada no HU para seleção de técnicos de enfermagem", informou a instituição em nota.

Segundo a instituição, uma comissão de apuração interna, instalada no fim de junho, constatou falha na segurança do sigilo dos dados durante o processo de conferência do gabarito da prova, gerando potencial risco de vazamento, embora não haja evidência que isto tenha ocorrido e conflito de interesses decorrente da participação no processo de conferência do gabarito de um funcionário aparentado com dois candidatos do concurso.

A medida foi tomada depois de a USP tomar conhecimento de que duas irmãs que foram aprovadas em primeiro e segundo lugar no certame são sobrinhas de uma funcionária de um departamento do Hospital Universitário que participou do processo de elaboração da prova. O UOL tenta contato com as envolvidas. Em caso de manifestação delas, esta reportagem será atualizada.

    O que diz a USP

    Em nota ao UOL, a Superintendência do HU afirma estar em tratativas com a Fuvest para aplicação de uma nova prova a ser elaborada por equipe externa ao Hospital Universitário, cuja realização será divulgada em data oportuna.

    De acordo com a entidade, a comissão sugeriu à Superintendência do HU que a prova para técnico de enfermagem realizada em julho deste ano seja anulada e que uma nova banca elaboradora seja composta por membros externos ao HU, que devem formalizar a ausência de potenciais conflitos de interesses e o entendimento quanto às medidas de segurança e sigilo de dados durante o processo e que a nova prova seja aplicada oportunamente, com acesso apenas aos inscritos no concurso.

    "Não foi possível identificar qualquer evidência de vazamento das questões ou do gabarito da prova; foi constatada falha na segurança do sigilo dos dados durante o processo de conferência do gabarito da prova, gerando potencial risco de vazamento, embora não haja evidência que isto tenha ocorrido; foi constatado conflito de interesses decorrente da participação no processo de conferência do gabarito de um funcionário aparentado com dois candidatos do concurso.

    A Comissão de Apuração fez as seguintes sugestões acatadas pela Superintendência do Hospital Universitário: Que a prova para Técnico de Enfermagem realizada em 12/06/2022 seja anulada; que uma nova banca elaboradora seja composta por membros externos ao HU, os quais devem formalizar a ausência de potenciais conflitos de interesses e o entendimento quanto às medidas de segurança e sigilo de dados durante o processo; que a nova prova seja aplicada oportunamente, com acesso apenas aos inscritos no Concurso do Edital HU nº 47/2022.

    A Superintendência do HU está em tratativas com a FUVEST para aplicação de uma nova prova a ser elaborada por equipe externa ao Hospital Universitário, sob coordenação direta da FUVEST, cuja realização será divulgada em data oportuna."