Topo

Vídeos após chacina policial mostram 'chuva de balas' e destruição no RJ

Herculano Barreto Filho

Do UOL, em São Paulo

22/07/2022 17h10Atualizada em 22/07/2022 19h23

Um vídeo atribuído a uma moradora do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, exibe uma "chuva de balas" após uma ação policial deixar ontem ao menos 17 mortos.

Imagens feitas por moradores mostram um cenário de destruição, com buracos de tiros em paredes, janelas e carros no conjunto de favelas.

Na gravação, uma moradora narra o que vê enquanto parece justificar a ausência no emprego. "Bom dia, patroa. Mais uma vez, eu não consigo sair de casa. Isso é a saída da minha casa! A minha porta! Então, eu não tenho condições para trabalhar hoje. Só Deus sabe amanhã", diz.

Anteriormente, a Polícia Civil havia informado que Roberto de Souza Quimer, 38, era um dos mortos, mas retificou a informação às 18h de hoje (22), o que totaliza 17 mortos no dia 21 de julho. O UOL atualizou todas as reportagens sobre o caso com a informação correta.

Em entrevista à TV Globo, o tenente-coronel Ivan Blaz, porta-voz da PM, disse que a munição dos agentes das forças de segurança acabou em apenas duas horas de operação ontem. A incursão foi coordenada pelo Bope (Batalhão de Operações Policiais), a tropa de elite da corporação.

Em outra filmagem, um morador exibe um par de chinelos em cima de uma mureta que pertenciam a Solange Mendes Silva, 49, a 18ª vítima identificada. Segundo moradores, ela costumava vender marmitas com o marido na região.

Em nota, a Polícia Militar disse que uma das bases da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) Nova Brasília foi atingida hoje por disparos de arma de fogo, mas que os agentes não teriam revidado. "Após cessar o ataque criminoso, uma mulher foi encontrada ferida e foi socorrida pelos policiais militares para o Hospital Estadual Getúlio Vargas", afirmou a corporação, por meio de nota.

Imagens feitas por moradores mostram ainda um rastro de destruição, com paredes, janelas e até veículos crivados de tiros. "Olha como ficou a barbearia de um trabalhador aqui na favela. Que triste, mano", desabafa um morador, ao exibir imagens do estabelecimento comercial.

17 mortes em operação

Ontem, ao menos 17 pessoas foram mortas na operação policial. Entre elas, o cabo Bruno de Paula Costa, baleado durante um ataque à UPP Nova Brasília.

Letícia Salles, 50, foi atingida dentro de um carro na Estrada do Itararé, um dos acessos ao complexo de favelas. Ela morava no Recreio dos Bandeirantes, mas foi ao local visitar o namorado. Familiares afirmam que ela foi baleada no peito dentro do carro por policiais em um dos acessos à comunidade.

Durante todo o dia de ontem, moradores usaram carros particulares para levar corpos abandonados na comunidade para a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Alemão. Os mortos eram transportados enrolados em lençóis.

Com a operação de ontem, o governo Cláudio Castro (PL), que tenta a reeleição, é responsável por três das cinco maiores chacinas da história do estado —apenas dois meses após a incursão que matou 24 pessoas no Complexo da Penha, conjunto de favelas que faz divisa com o Alemão.

Veja quem são os mortos identificados no Alemão:

Bruno de Paula Costa, 38 anos

O policial militar Bruno de Paula Costa, 38 - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
O policial militar Bruno de Paula Costa, 38
Imagem: Arquivo Pessoal

Bruno era cabo da Polícia Militar e foi baleado durante um ataque à base da UPP. Levado ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, não resistiu aos ferimentos

Letícia Salles, 50 anos

Moradora do Recreio, ela visitava o namorado no Complexo do Alemão. Familiares afirmam que ela foi baleada no peito dentro do carro por policiais em um dos acessos à comunidade

Bruno Neves Leal, 28 anos

Foi preso em flagrante em Bangu e condenado por tráfico de drogas e associação para o tráfico em duas instâncias.

Fernando Nascimento Silva, 28 anos

Emerson de Sousa Teixeira, 26 anos

Gabriel Farias da Silva, 23 anos

Anderson Luiz Bezerra Fonsêca, 21 anos

Diego Barbosa da Silva, sem idade informada

Marcos Paulo Nascimento da Silva, 22 anos

Não possui anotações criminais.

Wellington Moura da Silva Junior, 17 anos

Não possui anotações criminais.

Luiz Claudio Rozendo Lopes Junior, 28 anos

Não possui anotações criminais.

Bruno Luis Soares da Silva, 32 anos

Jhonatan Vitor Ferreira Nunes, 21 anos

Não possui anotações criminais.

Solange Mendes da Silva, 49 anos, foi baleada na favela Nova Brasília, no Complexo do Alemão, no segundo dia de operação na área - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Solange Mendes da Silva foi baleada na favela Nova Brasília, no Alemão
Imagem: Arquivo Pessoal

Solange Mendes da Silva, 49

Moradora da favela Nova Brasília, Solange vendia marmitas com o marido no alto da comunidade. Baleada nesta sexta-feira (22), ela deu entrada no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, já sem vida. A PM negou, por meio de nota, ter revidado disparos em ataque à UPP da comunidade.