Topo

Esse conteúdo é antigo

Criança morre ao cair em buraco de 6 m e ficar presa por mais de 17h em MG

Do UOL, em São Paulo

22/08/2022 11h00Atualizada em 22/08/2022 16h06

Uma criança de 8 anos morreu após cair em um buraco de aproximadamente 6 metros de profundidade em Carmo do Paranaíba (MG). O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 15h de ontem e o resgate foi concluído hoje, por volta das 9h45. Nesta manhã, a operação já reunia cerca de 21 militares.

De acordo com os bombeiros, a criança, identificada como Pedro Augusto Ferreira Alves, estava brincando na região quando ocorreu o acidente. "O buraco tinha 8 metros e ele ficou preso a cerca de 6 metros, pela perna. Quando ele caiu, ele prendeu a perna e ficou sem movimentação. Foi esse o motivo dele não ter chegado até o fundo", explicou ao UOL o tenente-coronel Thiago Lacerda Duarte, do 12º Batalhão de Bombeiros Militar em Patos de Minas (MG).

Segundo a corporação, o terreno onde o menino estava é uma área de aterro, com solo instável. O local estava em obras, com tapumes obstruindo os buracos, mas sem a presença de sinalização.

"Havia uma preocupação de que o solo envolto pudesse cair sobre ele, então acionamos apoio especializado. Começamos a proteger a perfuração com uma tubulação e com um maquinário, que chegou por volta da meia noite", disse Duarte, que ainda informou que o loteamento é particular, mas ainda não se sabe se os responsáveis pelas obras são de empresa pública ou privada.

Os trabalhos das equipes de resgate se prolongaram pela manhã de hoje e, apesar de o menino ter sido resgatado com vida, ele não resistiu e morreu no hospital.

resgate - Divulgação/CBMMG - Divulgação/CBMMG
Operção de resgate teve início às 17h de ontem
Imagem: Divulgação/CBMMG

"No momento que retiramos o garoto, havia um rebaixamento do nível de consciência e nós retiramos ele já em parada cardiorrespiratória", disse o tenente-coronel Thiago Lacerda Duarte, do 12º Batalhão de Bombeiros Militar em Patos de Minas (MG).

Segundo ele, havia uma equipe médica de plantão no local, que conduziu a criança até uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Pato de Minas, onde o menino recebeu atendimento médico especializado.

"Infelizmente, as notícias que temos da UPA são as de que o médico tentou fazer os procedimentos, mas infelizmente veio a atestar o óbito", afirmou Duarte.

Os bombeiros ainda informaram que familiares do menino acompanharam o resgate durante toda a operação.

Governador se pronuncia

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), se manifestou sobre o acidente pelo Twitter no início da tarde de hoje. "Nós mineiros estamos consternados com a tragédia ocorrida em Carmo do Paranaíba. Apesar dos esforços dos Bombeiros de Minas Gerais para efetuar o resgate, levado ao hospital, o menino de 8 anos não resistiu. Meus sentimentos aos pais e familiares do Pedro", escreveu ele.