Calor dura pouco: SP e Sul terão dias quentes antes de nova frente fria
A massa de ar polar que derrubou as temperaturas no Sul e em São Paulo deve perder força nos próximos dias, com os termômetros se aproximando dos 30°C no final de semana. Mas os meteorologistas alertam: a trégua deve ser breve, com uma nova frente fria chegando à região entre domingo (28) e segunda (29).
Na capital paulista, as mínimas ficam na casa dos 15°C já a partir de amanhã, com máxima de 27°C na sexta, 29°C no sábado e 28°C no domingo. Já em Porto Alegre, capital sulista que deve ter a maior mudança nos termômetros, as mínimas também ficam em 15°C na sexta (26) e sábado (27), com máximas de 28°C e 29°C.
Em Florianópolis, o dia mais quente é o sábado, com mínima de 17° e máxima de 27°C, enquanto em Curitiba o calor será um pouco mais ameno, com mínima de 11°C e máxima de 25°C na sexta (26) e mínima de 14°C e máxima de 26°C no sábado.
Mas após os poucos dias de calor e sol, essas cidades devem sofrer com uma nova virada no tempo já no início da próxima semana.
A nova frente fria
Os estados do Sul serão os primeiros a sentir os efeitos da frente fria, no domingo (28). Em Porto Alegre, a mínima será de 10°C e a máxima de 14°C. Em Florianópolis, mínima de 10°C e máxima de 18°C e em Curitiba, mínima de 9°C e máxima de 19°C.
Apesar de mais remota, existe a possibilidade de queda de neve na região, novamente nas áreas mais elevadas das serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, onde já houve precipitação de flocos congelados nas últimas semanas. Ainda em território gaúcho, já no domingo (28), os meteorologistas alertam para a possibilidade de geada na Campanha, no sul do estado e na fronteira oeste.
Já em São Paulo, os efeitos chegam na segunda (29), com mínima de 10°C e máxima de 15°C. A previsão feita pelo Climatempo indica ainda que a virada no tempo será acompanhada de chuva em todas as capitais e que o frio deve ficar mais intenso ao longo da próxima semana.
Outra frente fria deve chegar no feriado de 7 de setembro
Essa não deve ser a última frente fria do inverno, que acaba no dia 22 de setembro. O Climatempo indica que pelo menos outras duas massas de ar polar devem mudar o tempo no Brasil até o final da estação, que dá lugar a primavera.
Uma delas é prevista para os dias 7 e 8 de setembro e a terceira deve avançar pelo Brasil na segunda quinzena do próximo mês.
Por outro lado, nenhuma delas deve ser tão intensa quanto a onda de frio que passou pelo país na última semana, afetando o centro-sul do Brasil, com registro de neve em Santa Catarina e algumas das temperaturas mais baixas do ano até o momento.
A cidade de São Paulo teve a tarde mais fria do ano no dia 19, com média de 10°C na estação do Mirante de Santana. Em Florianópolis, o último sábado (20) foi o segundo dia mais frio de 2022, com mínima de 6,4°C, ficando atrás apenas dos 4,7°C registrados em 12 de junho e em Porto Alegre, a mínima foi de 4°C, também a menor da estação, segundo medições do Inmet.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.