Bicho que se parece com uma nuvem de poeira intriga web; afinal, o que é?
Um vídeo que está rodando o Instagram tem deixado diversas pessoas confusas. Nele, é visto um animal que tem a aparência quase exata a de uma nuvem de poeira. Apesar do susto ou das dúvidas, é verdade que esse bicho inusitado existe.
Esse inseto peculiar se chama Masked Hunter Nymph, em inglês, ou caçador mascarado, em tradução livre. Cientificamente chamado de Reduvius Personatus, é um inseto pertencente à família dos insetos assassinos.
É exatamente a camuflagem desse animal, que acumula pequenas partículas em si mesmo, que dá seu nome e faz com que ele seja um predador diferenciado.
Apesar da aparência diferente, a espécie não é venenosa para humanos e não costuma atacar a não ser que sejam provocados. Se acontecer de picar alguém, o máximo que pode acontecer é inchaço no local afetado.
Qual a origem desses bichos?
O caçador mascarado pode ser encontrado nos Estados Unidos ou pelo sul do Canadá. Ele originalmente foi transportado da Europa sem intenção, encontrando habitat nesses locais.
A espécie prefere ambientes secos, o que faz com que sejam encontrados em porões e em forros de telhados, por exemplo. Para se camuflar, o corpo desse inseto solta uma substância viscosa que acumula poeira, pelos e outras partículas presentes no ar. Eles se alimentam principalmente de piolhos, percevejos, cupins e tesourinhas.
Esses animais podem chegar a ter cerca de 2 cm de comprimento quando adultos e variam entre as cores marrom e preta. O ciclo de vida do caçador mascarado dura até dois anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.