Topo

Esse conteúdo é antigo

Incêndio atinge casa de repouso e deixa 6 mortos e 2 feridos em São Paulo

Incêndio atingiu casa de repouso no bairro de São Mateus, na zona leste de São Paulo  - Roberto SungiFuturaPress/Estadão Conteúdo
Incêndio atingiu casa de repouso no bairro de São Mateus, na zona leste de São Paulo Imagem: Roberto SungiFuturaPress/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

10/09/2022 10h25Atualizada em 10/09/2022 15h19

Um incêndio atingiu hoje uma casa de repouso em São Mateus, na zona leste de São Paulo, e deixou seis pessoas mortas e duas feridas, uma delas em estado grave.

As chamas começaram durante a madrugada, mas o Corpo de Bombeiros só foi acionado por volta das 7h20, quando o fogo já estava extinto.

De acordo com a PM (Polícia Militar), o local se chama "Lar da Vovó". Ao UOL, o capitão André Elias, porta-voz do Corpo de Bombeiros, disse que a casa que funcionava como asilo não tinha alvará de funcionamento.

Onde começou o fogo? Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou em um dos quartos onde estava um idoso, que morreu carbonizado. As outras cinco vítimas —entre elas, uma cuidadora que estava em seu primeiro dia de trabalho— morreram em decorrência da inalação da fumaça em outros cômodos do imóvel.

Imagem da casa de repouso atingida por incêndio na zona leste de São Paulo - Divulgação  - Divulgação
Imagem da casa de repouso atingida por incêndio na zona leste de São Paulo
Imagem: Divulgação

Os bombeiros informaram que cinco vítimas foram encontradas em rigidez cadavérica, o que pode indicar que a morte havia ocorrido há algum tempo, sem especificar quanto.

Segundo Elias, "tudo leva a crer que o fogo se extinguiu sozinho, após a queima de todo o material".

O caso só veio à tona após a chegada de uma cuidadora na manhã de hoje. Ela notificou os proprietários, que entraram em contato com os bombeiros.

Como o fogo não se alastrou pelo imóvel, os vizinhos não perceberam que havia ocorrido um incêndio ali.

Quem são as vítimas? A Polícia Civil divulgou os nomes das seis vítimas e das duas sobreviventes na tarde de hoje. Veja abaixo:

  1. Arturo Loureiro Perez, idade não divulgada
  2. Adriana dos Santos Souza, cuidadora, 39 anos
  3. Luciane Avelina Chaves, 42 anos, que tinha síndrome de Down
  4. Terezinha Barbosa Ribeiro, 81 anos
  5. Sônia Pinho Silva, 71 anos
  6. Adelson Alexandre Gino, 62 anos

Qual o estado de saúde dos sobreviventes? Duas idosas sobreviveram e foram levadas ao pronto-socorro de Sapopemba, também na zona leste da capital paulista, após inalarem fumaça. Uma delas está em estado grave.

Elas foram identificadas como Maria da Conceição Ramos, 74, e Ermozira da Conceição Clemente, 103.

'Casa comum'. O capitão do Corpo de Bombeiros Aaran Barbosa disse que o sobrado onde funciona a casa de repouso é uma "casa comum", sem qualquer tipo de regularização.

"São cômodos normais, com mobília, com acabamento e revestimento de uma casa comum. Ele vem sendo utilizado como cuidado de idosos, porém não há nenhum tipo de processo de regularização para essa ocupação junto ao Corpo de Bombeiros, tampouco uma emissão de um auto de vistoria do Corpo de Bombeiros para essa ocupação na edificação", declarou à imprensa.

Já se sabe o que causou o incêndio? A causa do incêndio ainda é desconhecida. O caso está sob investigação do 49º DP (São Mateus).

Segundo a delegada Juliana Raite Barbosa Menezes, apenas o laudo vai poder identificar o que ocorreu de fato, mas os bombeiros apontaram que as chamas podem ter sido causadas por um curto-circuito.

Alguém será responsabilizado? A delegada informou que isso só será definido após a conclusão das investigações.

"Realmente só depois da perícia, da gente entender a causa desse incêndio e os demais elementos para poder verificar. O fato simplesmente de não ter alvará sozinho a gente não pode - imagina que um raio cai em cima de uma residência — o fato de não ter alvará não necessariamente vai implicar responsabilização penal de alguém, mas claro que a gente precisa ter todos os elementos e a perícia sem sombra de dúvidas é essencial para gente entender o caso melhor", explicou.

10.set.2022 - Retirada dos corpos de vítimas de incêndio na zona leste de SP é feita pelo IML  - Herculano Barreto Filho/UOL - Herculano Barreto Filho/UOL
Retirada dos corpos de vítimas de incêndio é feita pelo IML
Imagem: Herculano Barreto Filho/UOL

Outro lado. A reportagem ligou e enviou mensagem para um número de celular da casa de repouso disponibilizado na internet, mas não houve retorno. O espaço está aberto para manifestação.

Segundo a delegada, a proprietária, cujo nome não foi divulgado, confirmou que o local não tinha autorização para funcionar.

"Ela explicou que estava num processo ainda aguardando, parece que esse lar de idosos acontecia numa outra residência que tinha alvará de funcionamento. Em razão da pandemia eles mudaram de endereço algumas vezes, mas não tinha alvará nem licença dos bombeiros. Ela confirmou essa informação", informou a delegada.