Topo

Esse conteúdo é antigo

Atirador mata aluna cadeirante em ataque a escola na Bahia

Heloísa Barrense e Alexandre Santos

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em Salvador

26/09/2022 10h25Atualizada em 26/09/2022 14h17

Uma aluna cadeirante foi morta na manhã de hoje em um ataque a uma escola municipal no bairro de São Pedro, em Barreiras (BA). Segundo a Polícia Militar, o responsável pela morte pulou o muro por volta das 7h20 e atacou a vítima com uma arma branca e com um disparo de arma de fogo. A prefeitura da cidade afirmou que ele tem 14 anos e está em estado grave após ser baleado.

A jovem, identificada como Geane da Silva de Brito, 19, morreu no local. Ela era aluna do 9º ano do ensino fundamental. Ainda não há informações se outras pessoas ficaram feridas durante o ataque.

O atirador é um adolescente e tentou fugir do local, mas foi atingido por um disparo de arma de fogo que, segundo a polícia, partiu de uma terceira pessoa ainda não identificada.

Ele foi socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e está internado. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.

A Câmara Municipal de Barreiras emitiu nota de pesar aos parentes e amigos da vítima em nome e informa que a unidade de ensino é conveniada à Polícia Militar. A garota morava no assentamento Ilha da Liberdade e tinha seis irmãos.

O texto, assinado pelo presidente da Câmara, Otoniel Nascimento Teixeira, descreve a jovem como uma pessoa que tinha "uma trajetória marcante, junto com sua família, em favor da inclusão, acessibilidade e atendimento educacional especializado".

Geane - Instagram/reprodução - Instagram/reprodução
Geane da Silva de Brito, vítima de ataque na Escola Municipal Eurides Sant?Anna, em Barreiras (BA)
Imagem: Instagram/reprodução

O UOL apurou que o atirador era estudante da escola, mas não vinha frequentando o local. De acordo com prefeitura de Barreiras, essa informação ainda está sendo confirmada, mas já se sabe que ele tem 14 anos e deu entrada em estado grave no HGO (Hospital Geral do Oeste).

Com o adolescente foi apreendido um revólver calibre 38, duas armas brancas e uma "aparente" bomba caseira. O material foi apresentado na 11ª Coordenadoria Regional do Interior. As equipes da Polícia Civil estão investigando o caso.

De acordo com a prefeitura, Geane era moradora da Ilha da Liberdade, na zona rural da cidade. Na escola, a jovem contava com uma cuidadora específica para auxiliá-la em suas atividades.

Em nota enviada ao UOL, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer lamentou a morte da estudante e a classificou o ataque como uma "tragédia inimaginável".

De acordo com a pasta, seu corpo técnico e a PM acompanham o caso e prestam apoio e assistência aos estudantes e seus familiares com toda a responsabilidade que a situação requer. "Em tempo, solidarizam-se com a família da aluna vitimada, expressando os mais profundos sentimentos neste momento de profunda dor e consternação", diz a nota.

BA - Divulgação/Polícia Militar - Divulgação/Polícia Militar
Um revólver calibre 38, duas armas brancas e uma "aparente" bomba caseira foram apreendidos
Imagem: Divulgação/Polícia Militar