'Gadu acima de todos': Qual o significado da frase na maçonaria?
Após um vídeo antigo do presidente Jair Bolsonaro (PL) discursando em um templo maçônico viralizar, diferentes teorias sobre o tema voltaram a circular nas redes sociais. Uma delas é sobre o significado da sigla Gadu, que, para os maçons, representaria o criador do universo. Ou seja, no sentido literal, o termo refere-se ao "Grande Arquiteto do Universo", o Deus na maçonaria.
Por ser uma divindade que rege o universo, Gadu é chamado ainda pelos maçons de Sadu (Supremo Arquiteto do Universo) —assim representado para não ferir as religiões dos irmãos.
Isso porque seu conceito filosófico é plural e está além de qualquer credo religioso. Apesar de se apresentar como uma instituição religiosa, a maçonaria não é uma religião.
Não se sabe exatamente quando os termos foram criados.
Segundo a organização, os nomes constam no que seria a Constituição da Maçonaria, considerada pelo grupo o verdadeiro livro do conhecimento sagrado.
De slogan de campanha a decreto de maçonaria no RJ
Em 21 de janeiro de 2019, dias após a posse de Jair Bolsonaro, o Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro, uma das principais instituições maçônicas do país, resolveu adotar o lemar do presidente por meio de decreto. O documento, assinado grão-mestre Edimo Muniz Pinho, intitulou aquele ano como "2019: Brasil acima de tudo, Gadu acima de todos".
No decreto, Pinho disse que "a história da Maçonaria em nosso país se entrelaça com os principais acontecimentos históricos que marcaram o Brasil". O texto aponta que a adoção do slogan considera "a nova estrutura governamental brasileira".
O slogan deveria constar em todos os documentos da instituição. O decreto também obrigava todas as lojas maçônicas ligadas a ela a fazer uma sessão comemorativa em relação ao slogan daquele ano.
O que é a maçonaria
A maçonaria é uma organização fraterna que tem origem na Idade Média, e surgiu como uma irmandade de homens construtores (mason, em inglês, é pedreiro). Uma das características mais marcantes é a de que seus membros protegem uns aos outros, e só é possível entrar no grupo com o consentimento de outros integrantes. Maçonaria não é religião, apesar de se apresentar como uma instituição religiosa, que "reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá o nome de "Grande Arquiteto do Universo".
De acordo com coluna de Rubens Valente de 2020, parte importante da maçonaria apoiou a campanha de Jair Bolsonaro em 2018. Além disso, dois conhecidos maçons integraram o governo, como o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e o vice-presidente, o general reformado Hamilton Mourão. Além deles, Kassio Nunes Marques, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) apontado por Bolsonaro em 2020, declarou ser mestre da maçonaria em 2010, um grau considerado elevado na organização.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.