Topo

Maçonaria: vídeo antigo de Bolsonaro viraliza e gera críticas; veja

Do UOL, em São Paulo

04/10/2022 10h53Atualizada em 04/10/2022 14h14

Um vídeo antigo que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) no que parece ser um templo maçônico, com os símbolos da Maçonaria, viralizou nas redes sociais. Nesta manhã, o termo "maçonaria" era o mais comentado no Twitter.

Não é possível confirmar a data das imagens, mas Bolsonaro se refere a si próprio como deputado e diz que não estava "candidato a nada", indicando que a gravação foi anterior a 2018, quando ele era deputado federal.

O vídeo passou a ser disseminado com o objetivo de atingir o público evangélico que apoia a reeleição do presidente, num embate em que a religião ganhou força durante a campanha eleitoral. Apoiadores de Bolsonaro se manifestaram decepcionados no Twitter.

A maçonaria contraria a fé católica. Em um documento de 1983, o Vaticano diz que os princípios da maçonaria sempre foram "considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja".

"Os fiéis que pertencem às associações maçônicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão", diz o documento, que foi aprovado pelo Papa João Paulo 2°. O católico que participasse dessas sociedades poderia ser punido até com a excomunhão.

O UOL entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Caso haja manifestação, o texto será atualizado.

Críticas de apoiadores de Bolsonaro no Twitter

O vídeo gerou críticas entre usuários do Twitter, que colocaram "maçonaria", "muito grave" e "Bolsonaro satanista" entre os termos mais comentados da rede social nesta manhã.

O que Bolsonaro diz no vídeo

Na gravação, Bolsonaro diz:

Nós corremos o risco de algo muito sério, tão ou mais grave que a corrupção, que é a questão ideológica.

Temos tudo para sermos uma grande nação. Às vezes, a gente olha para um país pequeno, alguns até menores que o menor estado nosso, que é o estado de Sergipe, que nada tem e são destaque no mundo. Nós, com todo esse potencial que aqui temos, lamentavelmente devemos muito ainda para chegar próximo a essas nações.

Não estou como candidato a nada, há dois anos e meio resolvi andar pelo Brasil, sair da zona de conforto que é o mandato parlamentar, é quase como estar no paraíso para quem não tem responsabilidade. Busquei regiões, fui atrás de problemas e como resolvê-los sem dinheiro, onde é que o calo aperta para nós brasileiros, quais são os problemas que temos que enfrentar.

Respostas, tive junto ao homem do campo, junto ao empresariado do interior de São Paulo. 'Primeiro, é o seguinte, deputado, precisamos de um presidente que não nos atrapalhe'. Nos últimos 30 anos, lamentavelmente, o Poder Executivo e Legislativo aperfeiçoou-se em criar problemas para vender facilidades. Não preciso entrar em detalhes, lamentavelmente, o histórico do dia a dia da nossa imprensa mostra como nós estamos. A raiz do problema... [corta]

O que é maçonaria

A maçonaria é uma organização fraterna que tem origem na Idade Média, e surgiu como uma irmandade de homens construtores (mason, em inglês, é pedreiro). Uma das características mais marcantes é a de que seus membros protegem uns aos outros, e só é possível entrar no grupo com o consentimento de outros integrantes.

Maçonaria não é religião, apesar de se apresentar como uma instituição religiosa, que "reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá, o nome de Grande Arquiteto do Universo".

De acordo com coluna de Rubens Valente de 2020, parte importante da maçonaria apoiou a campanha de Jair Bolsonaro em 2018. Além disso, dois conhecidos maçons integraram o governo, como o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e o vice-presidente, o general reformado Hamilton Mourão.

Além deles, Kassio Nunes Marques, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) apontado por Bolsonaro em 2020, declarou ser mestre da maçonaria em 2010, um grau considerado elevado na organização.