Topo

Esse conteúdo é antigo

Alunos de medicina que ofenderam motoboys são banidos de cidade e multados

Do UOL, em São Paulo

12/10/2022 10h13Atualizada em 13/10/2022 07h41

Após a repercussão negativa de frases contra motoboys entoadas no Intermed (Jogos Universitários de Medicina RJ-ES), a prefeitura de Vassouras (RJ), onde o evento foi realizado, afirmou que baniu os estudantes da Unig (Universidade Iguaçu) e multou a instituição de ensino do campus de Itaperuna (RJ).

A informação foi dada pelo prefeito Severino Dias (DEM) em publicação nas redes sociais. O valor da multa não foi detalhado, mas o mandatário informou que o dinheiro será revertido na compra de uma moto, que será sorteada entre os motoboys de Vassouras.

"Essa faculdade não participa mais de jogos aqui na nossa cidade. Os estudantes são bem-vindos aqui, mas têm que ter respeito, principalmente respeito com o ser humano", afirmou o prefeito.

Ele também classificou o "grito de guerra" preconceituoso como um "ato explícito de preconceito e desrespeito a uma classe de trabalhadores digna e essencial" e lembrou do papel dos motoboys para o funcionamento do país durante a pandemia.

"Acredito que o esporte une pessoas, raças, credos e classes. Mas tudo que ouvimos foi o contrário disto", disse.

Relembre o caso

Alunos de medicina da unidade de Itaperuna da Unig foram gravados entoando um "grito de guerra" ofensivo no encontro esportivo.

O momento em que os alunos gritam, na plateia de uma quadra de esportes: "Ei, eu sou playboy. Não tenho culpa que seu pai é motoboy" foi publicado nas redes sociais, gerando centenas de comentários negativos.

Em nota, a universidade esclareceu que é contra e repudia veementemente qualquer tipo de discriminação, inclusive por classe social ou condição financeira, e disse "lamentar profundamente o episódio".

O Diretório Acadêmico Dr. Renam Catharina Tinoco (DARCT), do curso de medicina da Unig, divulgou nota em que pede "sinceras desculpas" por atitude e conduta imaturas de certos discentes.

"Não compactuamos com nenhum tipo de repressão ou desrespeito à raça, gênero ou classe social. A ação de alguns poucos alunos não representa o pensamento dos demais. Infelizmente não temos controle sobre cada torcedor, porém todas as medidas necessárias para que isso não se repita foram tomadas", escreveu o diretório.