Topo

Esse conteúdo é antigo

PF faz operação contra grupo que movimentou R$ 150 mi e traficava fósseis

A Polícia Federal e a Receita Federal cumpriram mandados de busca e apreensão e recuperaram exemplares de fósseis de trilobitas, extintos há 252 milhões de anos - Divulgação: Polícia Federal
A Polícia Federal e a Receita Federal cumpriram mandados de busca e apreensão e recuperaram exemplares de fósseis de trilobitas, extintos há 252 milhões de anos Imagem: Divulgação: Polícia Federal

Colaboração para o UOL, em Maceió

14/10/2022 16h02

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta sexta-feira (14) uma operação conjunta, chamada de "Conexão Corumbá", contra um grupo acusado de praticar crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro, organização criminosa e até tráfico de fósseis.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Corumbá (MS), Palmas, e Goiânia. Os agentes apreenderam dinheiro em espécie (21 mil bolivianos, 39 mil dólares, 38 mil reais e 80 moedas de 1 real colecionáveis), relógios de luxo, documentos, mídias, notebooks, celulares e munições.

As investigações tiveram início em 2017, a partir da apreensão de R$ 60 mil em espécie que estava em posse de um casal que atravessava a fronteira do Brasil com a Bolívia em um táxi.

Segundo a PF e a Receita, o grupo realizava sucessivos saques em espécie em agências bancárias de Corumbá para, posteriormente, enviar o dinheiro à Bolívia.

"No decorrer das investigações, constatou-se que o grupo criminoso movimentou aproximadamente 150 milhões de reais na região de fronteira Corumbá - Bolívia, durante o período investigado", dizem os órgãos.

Os investigadores também constaram a prática do tráfico de fósseis após encontrarem exemplares de trilobitas (artrópodes que viveram no período do Paleozoico), extintos há 252 milhões de anos. Um homem foi preso em flagrante por pose de munições e pela acusação de traficar os fósseis.