Topo

Esse conteúdo é antigo

Turista sueca se envolve com brasileiro e acaba em cárcere privado no RJ

Daniele Dutra

Colaboração para o UOL, no Rio

22/11/2022 10h37Atualizada em 24/11/2022 15h31

A Polícia Civil prendeu um homem suspeito de manter uma turista sueca de 22 anos em cárcere privado na comunidade Babilônia, no Leme, zona sul do Rio. O resgate da vítima aconteceu nesta segunda-feira (21), após ela conseguir falar com as amigas e pedir ajuda. A jovem retorna ainda hoje (22) para a Europa.

A turista estava no Rio de Janeiro desde o dia oito de outubro e conheceu Rafael Lemos de Souza, há cerca de 20 dias, em um samba na Pedra do Sal, ponto turístico da cidade. Após começarem a se relacionar, a sueca decidiu ficar hospedada na casa dele, dentro da comunidade da Babilônia, 10 dias após se conhecerem. Quando a jovem anunciou que tinha antecipado sua volta para a Europa, o homem começou a apresentar um comportamento agressivo:

"Ele não a agrediu fisicamente, mas com palavras, começou a ficar grosso, é um cara estourado. Ela não acreditava estar vivendo um romance, só estava se divertindo. Era um amigo que ela estava ficando. Quando ela antecipou o voo, ele começou a ficar irritado, esquisito. Trancou a casa, tirou as chaves, o celular dela, quebrou o óculos e ela começou a ficar apreensiva, pediu para ir embora, mas ele não deixou", disse a delegada Patricia Alemany, da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT), ao UOL.

A prisão foi feita pela DEAT, com o auxílio de policiais militares da UPP Babilônia, Chapéu Mangueira. Rafael irá responder por cárcere privado e segundo as investigações, ele já tem quatro outras passagens de violência contra mulher.

A turista veio sozinha para o Brasil e conheceu um grupo de amigas na praia da Joatinga, na zona oeste da cidade. Após um descuido com o telefone, a jovem conseguiu pedir ajuda.

"As amigas vieram pessoalmente na delegacia, muito preocupadas e confirmando a história que ela estava na [comunidade da] Babilônia com esse homem. Quando começamos a procurar, a comunidade ficou com muitos agentes, foi então que ele decidiu sair da casa com a turista", explicou a delegada.

Na delegacia, Rafael Lemos negou as acusações, disse que não tinha acontecido nada disso, que eles eram um casal normal e que ele não estava prendendo a turista, segundo a delegada. O suspeito foi encaminhado para Benfica e aguarda a audiência de custódia. Ainda não há informações sobre a defesa dele, mas o espaço será atualizado caso haja manifestação.